Chuvas na hora certa indicam um início de safra sem surpresas em SP e PR

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de agosto de 2018 às 18:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir de Minas em direção ao norte, condições mudam em função de um veranico

Podcast

Entrevista com Cristina Queiroz – Rural Tecnologia sobre o CropView

Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe as análises do CropView para a safra de soja em regiões de três estados do Brasil: Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Ela aponta que, nos acompanhamentos meterológicos, tudo indica que haverá condição normal para o início de safra. O fenômeno El Niño é aguardado, mas, especialmente para o Paraná, este fator indica uma boa condição de chuvas.

A simulação de plantio em 20 de novembro em Cascavel (PR), considerando um ciclo de 120 dias, traz excedente hídrico ao longo de todo o ciclo, que deve encerrar com 100% de produtividade. A região possui uma média de produtividade de 87% em setembro, 80% a 85% em outubro e 75% a 77% em novembro, de acordo com os dados dos últimos dez anos.

No norte do Paraná, Jataizinho, com a mesma data de plantio e um ciclo de 110 dias, também possui condições de excedente hídrico ao longo de todo o estabelecimento do cultivar, com produtividade estimada em 100% ao final do ciclo.

Em Paranapanema (SP), com plantio também em 20 de novembro e ciclo de 120 dias, a condição se repete e a produtividade também fica em 100% ao final da safra.

Já para Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, considerando o plantio em 05 de outubro e um ciclo de 120 dias, as condições são um pouco diferentes: há um déficit de chuvas no final do desenvolvimento vegetativo, o que pode fazer com que a produtividade termine em 92%.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.

Também é possível entrar em contato com a Rural Tecnologia por meio do WhatsApp (11) 983729938.


+ Agronegócios