Chuva de meteoros atinge seu pico a partir deste domingo (11); veja como observar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de agosto de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dica para tentar ver 100 meteoros por hora é esperar anoitecer e buscar locais altos, longe de áreas urbanas e sem poluição luminosa

Uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, a Perseidas, que está visível desde 17 de julho, alcançará seu pico entre as noites deste domingo (11) e terça-feira (13), com boas chances de observação principalmente nos estados da Região Norte do Brasil.

Nesse período, será possível observar diversos meteoros por hora, tornando essa chuva especialmente impressionante.

Nas demais regiões do Brasil, sua intensidade será menor, de acordo com o Observatório Nacional (ON).

As Perseidas podem ser vistas anualmente de meados de julho até o final de agosto, e neste ano, mesmo com a lua iluminada em 50% durante o pico, os meteoros poderão ser observados a partir da meia-noite até o amanhecer.

Locais altos

Para observar o fenômeno, a dica é esperar o anoitecer e procurar locais altos, longe de áreas urbanas com poluição luminosa.

Além disso, claro, o tempo também precisa ajudar. A Meteum, uma ferramenta de solução climática e meteorológica, prevê nuvens e chuva no norte, centro e na costa atlântica do país.

Por isso, ainda segundo a ferramenta, a melhor chance de ver a Perseidas é na região Sul, onde uma área de alta pressão está prevista.

Segundo o portal G1 Ciências, entre as capitais, Curitiba deve ter as melhores condições, com boas chances também em Porto Alegre e Campo Grande.


+ Astronomia