Chocolates, perfumes e roupas são presentes mais escolhidos para o dia 12

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de junho de 2019 às 19:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com pesquisa do IE-ACIF, 89% dos comprometidos pretendem presentear nesta data

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do
Comércio e Indústria de Franca) foi às ruas para saber as intenções de compra
da população para este Dia dos Namorados e, de acordo com a pesquisa, 33% das
compras devem ocorrer na próxima semana.

Além disso, o estudo revelou que 69% dos
entrevistados são casados ou estão namorando, sendo que destes, 89% pretendem
presentear no próximo dia 12. “O comércio se mostrou otimista, em relação à
data. 60% dos lojistas esperam um desempenho bom ou excelente e a expectativa é
que as vendas cresçam até 5%, em relação ao ano passado”, afirma o presidente
da ACIF, Tarciso Bôtto. “Datas comemorativas possuem um apelo afetivo que
costuma se sobrepor a restrições orçamentárias e aquecer o mercado.”

Os itens mais citados como presentes a serem dados
foram: perfumes (21%), roupas (20%), chocolates (18%), calçados (17%),
joias/bijuterias (7%) e livros (5%), dentre outros (12%). O ticket médio deve
ficar em R$ 180.

Comportamento dos casais

O IE-ACIF também levantou dados comportamentais, na
pesquisa. De acordo com o resultado, 39% dos entrevistados disseram estar em um
relacionamento de 2 a 3 anos. Já 24% deles disseram estar juntos de seus
parceiros há menos de um ano. 23% há mais de 4 anos e 13% entre 3 e 4 anos. A
maioria dos casais (42,5%) se conheceu por meio de amigos ou em eventos
sociais. 20,5% em cursos ou escola; 20% via internet e 17% no trabalho.

Metodologia

A pesquisa possui caráter probabilístico e Nível de
Confiança de 90% e Erro Amostral de 5,8% – considerando população residente em
Franca (SP), com 16 anos ou mais. Foram entrevistadas 201 pessoas entre os dias
31/5 e 5/6/2019, por entrevistadores contratados e treinados pelo Instituto de
Economia ACIF. As entrevistas aconteceram em diversos pontos de fluxo populacional
da cidade.


+ Comércio