Chocolate, chocolate…

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 29 de março de 2018 às 08:41
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sabe quando você acorda de manhã e sente aquele cheirinho de café passado na hora? É essa sensação de desencadeada no nosso sistema olfativo quando na presença de substâncias odoríferas que, ao serem percebidas pelo nosso organismo desencadeiam sensações seja de prazer ou desagrado, é o que chamamos de aromas. Por isso costuma-se usar essa palavra aroma quando estamos falando do universo comestível, e não há assunto melhor quando estamos na semana da Páscoa. A semana mais aguardada para os chocólatras de plantão, que estão praticamente esperando o coelhinho passar bem rapidinho na rua de casa, certo?

Mas você já parou pra pensar como comer chocolate além de sabermos ser delicioso e saudável também pode ser uma incrível experiência sensorial? Os chocolates com alto teor de cacau e baixa quantidade de gordura são ótimos antiinflamaórios, antioxidantes, indutores de relaxamento físico e mental, potentes anti depressivos e ansiolíticos. Mas hoje vou voltar aos tempos em que estudava e trabalhava com aromaterapia e ensinar a vocês uma receitinha bem interessante para essa data tão querida e saborosa. Sim, alguns óleos essências podem e devem ser usados na culinária para deixar as experiências olfativas e gustativas ainda mais impressionantes, mas é sempre bom deixar bem falado que a procedência desse óleos devem ser de alta qualidade. Tenha segurança ao comprar seus produtos.

Use um chocolate de boa qualidade com 70% de cacau ou chocolate branco se você preferir. Separe também nozes, pistache, castanhas, frutas secas como damasco, cranberry, morango desidratado, lascas de coco e grãos e/ou sementes. O chocolate deve ser derretido em banho-maria e após amornar, você mistura 3 gotas de óleo essencial (não mais que isso), mexer e reservar. Agora você montar pode essas gostosuras de duas maneiras, ou misturar e despejar em forminhas (pode ser até mesmo as de gelo, ou as que compramos em lojas que vendem produtos para festas), ou espalhar uma quantidade de chocolate sobre uma forma forrada com papel manteiga e salpicar as castanhas e frutas que você desejar, deixando uns 2cm pelo menos dos lados de cada lasca. Coloque na geladeira e delicie-se com essa dica que ainda por cima é um ótimo presente para a Páscoa se você amar um DIY! Minha sugestão para misturas seria o meio amargo com óleo essencial de laranja, o chocolate branco com o óleo essencial de limão siciliano e o chocolate amargo com o óleo essencial de hortelã pimenta. Vale ressaltar que ainda não há literatura suficiente para o potencial terapêutico na ingestão de óleos essenciais, nesse caso eles conferem ao alimento mais sabor e aroma.

Uma feliz e deliciosa Páscoa para você e sua família!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero