Chocolate 100% cacau, ao leite ou branco? Saiba o que cada um deles faz à sua saúde

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de maio de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar do açúcar e gordura, chocolate possui particularidades que podem nos trazer muitos benefícios

Apesar do açúcar e gordura, chocolate possui particularidades que podem nos trazer muitos benefícios

Ao leite, com recheio, amargo, crocante, temos que admitir que é difícil encontrar alguém que nao goste de chocolate, o que faz com que a paixão pelo doce seja quase uma unanimidade mundial.

Dentre maneiras diferentes e infinitas de comer, combinar e usar, o chocolate consegue agradar a todos os gostos.

Mas, apesar do sabor tentador, a maioria ainda o vê como nocivo à saude e ao corpo. Enquanto alguns resistem e preferem se privar do consumo, outros não veem a hora de apreciar um delicioso pedaço de chocolate.

No entanto, o que muitos nao sabem é que, apesar do açúcar e gordura, ele possui particularidades que podem nos trazer muitos benefícios. Saiba mais sobre os chocolates mais populares:

Chocolate amargo

Quer manter hábitos saudáveis, mas não consegue abrir mão do chocolate? O amargo é a melhor escolha – e de preferência os que trazem, ao menos, 65% de cacau e massa de cacau como primeiro item da lista de ingredientes.

A nutróloga Marcella Garcez, conta que o cacau é rico em polifenóis, substâncias que possuem uma série de benefícios à saúde, incluindo a ação antioxidante e preventiva da formação de radicais, efeito protetor contra os danos ao DNA das células, propriedades analgésicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticarcinogênicas.

Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, ele não causa espinhas e é um ótimo aliado da saúde da pele, com suas propriedades antioxidantes.

Ao leite

O chocolate ao leite, por sua vez, não possui quantidade significativa de cacau e, por isso, não traz benefícios à saúde.

Para que ele mantenha os benefícios do cacau, é necessário que seja composto por, no mínimo, 35% do ingrediente.

Por conter grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição, ele possui alto índice glicêmico e pode trazer malefícios à saúde quando consumido em excesso, como diabetes e aumento de colesterol, e à pele, como aumento de acne e da inflamação.

Chocolate branco

Por também favorecer a inflamação e o aumento da oleosidade da pele, o chocolate branco também deve ser evitado.

“Ele é fabricado a partir da manteiga de cacau, sendo composto basicamente de gordura, açúcar, leite e aromatizantes. Por não ser feito com a massa de cacau, mas sim com a gordura da fruta, o chocolate branco não deveria nem ser considerado um chocolate, sendo, na verdade, apenas um doce”, afirma a médica Marcella Garcez.

Dessa forma, é mais calórico e rico em gorduras, não possuindo funcionalidades e podendo causar danos à saúde.

Mas se você é uma das pesoas que apreciam um bom chocolate branco e não abre mão, optar pelas versões sem açúcar são uma boa alternativa, porém, sem esquecer que ele ainda é rico em gorduras, podendo até mesmo trazer uma concentração maior de lipídios.


+ Gastronomia