Chá para gastrite: oito boas opções e como preparar cada uma delas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 16:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O ideal é ter orientação de um médico ou nutricionista para saber a recomendação diária de chá.

​É comum que quem sofra com os sintomas busque por algum tipo de chá para gastrite. 

Algumas plantas podem ser benéficas para esta condição. Por exemplo, quando apresentam propriedades digestivas, anti-inflamatórias e/ou relaxantes (ajudando nos casos em que as emoções desencadeiam os sintomas da gastrite). 

Conheça opções de chás e saiba como prepará-los.

Os melhores chás para gastrite

A espinheira santa é conhecida por atividade antiulcerogênica, antioxidante e anti-inflamatória devido aos compostos flavonoides e terpenos que estão presentes nela.

Essa planta tem o poder de diminuir a secreção do ácido clorídrico ajudando na regeneração do estômago. 

Também possui ação bactericida contra o H. pylori (bactéria comum em pacientes com gastrite). Mas seu uso é contraindicado para gestantes.

A hortelã (menta) também é uma opção, pois ajuda na cicatrização do estômago. 

Porém, não é indicada para pessoas com dano hepático grave, gestantes, nutrizes e crianças com menos de cinco anos. Altas doses podem provocar insônia e irritabilidade, portanto, deve ser consumida sem exageros.

O chá de guaçatonga pode ser aliado nos casos de gastrite, pois tem ação antiulcerosa, antisséptica e cicatrizante.

O biciclogermacreno presente na planta, associado aos flavonoides e polifenóis da folha, é potente para a proteção do estômago. A erva, contudo, não é indicada para gestantes e nutrizes.

O chá de funcho, por vez, atua melhorando a digestão, enquanto chás como o de melissa, hamamélis, capim-limão e camomila podem ser úteis quando questões emocionais estão presentes.

É o caso de ansiedade, tristeza, raiva, que ajudam a desencadear os sintomas da inflamação da mucosa (gastrite). Nesse caso, os chá de funcho, capim-limão e camomila têm propriedades calmantes/relaxantes.

Confira então uma lista de chás que, de uma maneira ou outra, podem ajudam quem sofre com a gastrite:

  • Espinheira-santa;
  • Hortelã;
  • Guaçatonga;
  • Funcho;
  • Melissa;
  • Hamamélis;
  • Capim-limão;
  • Camomila.

O ideal é sempre contar com orientação de um médico ou nutricionista para saber a recomendação diária de consumo do chá.

Como preparar o seu chá para gastrite

Saiba como preparar estes chás para, de fato, usufruir dos benefícios que eles oferecem.

Chá de espinheira-santa

Modo de preparo: Leve ao fogo 1 xícara de água; quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de folhas secas de espinheira-santa. Tampe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e tome morno até 3 xícaras ao dia.

Chá de hortelã

Modo de preparo: Coloque 3 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã em uma xícara. Ferva 250 ml de água e despeje na xícara com as folhas de hortelã. Abafe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Consuma o chá até 4 vezes ao dia.

Chá de guaçatonga

Modo de preparo: Leve 1 litro de água ao fogo. Quando a água alcançar fervura, coloque 2 colheres (sopa) de erva e desligue. Tampe e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Chá de funcho

Modo de preparo: Leve 1 xícara de água ao fogo. Quando a água alcançar fervura, desligue o fogo e acrescente 5 g de folhas verdes de funcho. Tampe e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Chá de melissa

Modo de preparo: Coloque 1 colher (chá) da planta desidratada no fundo de uma xícara. Despeje 200 ml de água fervente na xícara e deixe em infusão por 10 minutos. Tome a mistura morna.

Chá de hamamélis

Modo de preparo: Leve 1 litro de água ao fogo. Quando a água alcançar fervura, coloque 2 colheres (sopa) de folhas de hamamélis e desligue. Tampe e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Chá de capim-limão

Modo de preparo: Leve 1 litro de água ao fogo. Quando a água alcançar fervura, coloque 5 colheres (sopa) da planta seca e desligue o fogo. Tampe e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Chá de camomila

Modo de preparo: Leve 250 ml de água ao fogo. Quando levantar fervura, adicione 2 colheres (chá) de flores secas de camomila. Tampe e deixe o chá abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba.

Apesar de benéficos, esses chás não devem ser consumidos em excesso.

E também não excluem a necessidade de se consultar com um médico gastroenterologista, que indicará o melhor tipo de tratamento levando em conta as particularidades de cada caso.

Sobre gastrite

Embora essa seja uma condição da qual a maioria das pessoas já ouviu falar, ainda há muitas dúvidas sobre o que realmente é a gastrite e quais são seus principais sintomas. Confira abaixo o esclarecimento para as principais questões.

É uma irritação ou inflamação do tecido da mucosa que reveste por dentro o estômago. Existem diferentes tipos de gastrite, mas o tipo mais comum é a gastrite provocada por excesso de ácido ou pela ingestão de medicamentos, as chamadas gastrites erosivas.

O que fazer 

Deve-se procurar por um médico para que possa ser feito o diagnóstico e ser indicado o melhor tipo de tratamento. O tratamento geralmente é a associação de uma dieta não irritante e que não provoque o aumento da acidez com medicamentos apropriados que diminuem a produção de ácido no estômago.

Alimentação 

A pessoa deve evitar tudo que irrite o estômago, como bebidas com cafeína (chá mate, preto e café), refrigerante, álcool, frituras e embutidos (salsicha, presunto).

A pessoa deve fazer uma dieta com pouca gordura e com alimentos de fácil digestão, como vegetais cozidos. A couve e o espinafre são ótimos. Deve ainda evitar alimentos crus.

É importante ainda diminuir a quantidade de sal da dieta. Não use temperos prontos e nenhum tipo de pimenta, nem mesmo a pimenta-do-reino. 

Também é proibido leite e seus derivados. A pessoa deve evitar ficar muito tempo sem comer pois o ácido clorídrico em contato com a mucosa pode piorar a gastrite.

Como saber se está com gastrite?

Os sintomas mais comuns são dores na boca do estômago, azia e queimação (uma sensação de ardor localizada na boca do estômago, na parte superior do abdômen, pra cima do umbigo.

Diante desses sintomas, a pessoa não deve hesitar em buscar um médico para que seja feito o diagnóstico adequado.

Apesar de existirem chás benéficos para quem sofre de gastrite, eles devem ser consumidos preferencialmente sob orientação do médico ou nutricionista e não devem ser tomados em excesso. 

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.​


+ Saúde