Chá de casa nova: confira as vantagens e como organizar o seu!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de setembro de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Também conhecida como “open house”, a celebração tem o intuito de mostrar o novo lar e ainda ganhar presentes para organizar os ambientes

Chá de casa nova é uma forma de registrar um momento especial – foto Tua Casa

 

A mudança para um novo lar é sempre um momento especial, e nada melhor do que celebrar essa fase, porém, isso envolve muitos gastos.

Uma maneira de aliar o útil ao agradável é oferecer uma celebração com um chá de casa nova, também conhecido como chá de panela, chá de cozinha e open house.

Segundo a personal organizer Juçara Monaco, a confraternização é uma forma de apresentar a nova residência aos amigos e familiares, além de ser uma oportunidade para receber presentes que ajudarão na organização e personalização do espaço.

“Geralmente é uma festa informal, descomplicada e flexível, sem grandes exigências de protocolo”, diz.

Confira alguns passos montar um chá de casa nova!

Lista de presentes

A lista de presentes é um dos pontos centrais do chá de nova casa, pois ajuda os convidados a saberem o que é necessário e evita presentes duplicados.

“Ao criar uma lista de presentes, é importante pensar em itens úteis para cada ambiente da casa”, orienta a personal organizer Karina Lara.

Uma boa ideia, segundo as profissionais, é priorizar o que realmente falta na nova residência e variar os preços para que os convidados possam escolher conforme as suas possibilidades.

Outra dica é definir categorias por cômodos – cozinha, sala, banheiro e quarto, por exemplo –, sem esquecer de incluir itens funcionais e decorativos.

Itens sugeridos

Usar plataformas online ou lojas especializadas que oferecem esse serviço facilita tanto a escolha dos presentes pelos convidados quanto o acompanhamento da lista pelos anfitriões.

“Além disso, vale lembrar que é importante deixar a lista acessível com bastante antecedência”, avisa Juçara. Confira alguns itens comuns nesse tipo de lista:

Cozinha: panelas, kit de talheres, espátulas, abridores de vinho, jogos de facas, jogos de pratos e copos, xícaras, bowls, tábuas de corte, liquidificador, cafeteira, panos de prato e potes de armazenamento.

Banheiro: toalhas de banho e de rosto, porta-sabonete líquido, tapetes antiderrapantes, cestos organizadores e para roupa suja.

Sala: almofadas, mantas decorativas, vasos, porta-retratos, luminárias, quadros e plantas.

Quartos: jogos de roupa de cama, travesseiros, colchas, organizadores de armários e gavetas, além de cabides.

Lavanderia: cestos de roupa suja, organizadores, ferro de passar ou steamer.

Lista de convidados

A lista de convidados para um chá de casa nova depende muito do espaço disponível e do estilo do evento. Para ambientes menores, o ideal é convidar pessoas mais próximas, como família e amigos íntimos.

“Caso tenha mais espaço, a lista pode incluir colegas de trabalho e vizinhos”, diz Juçara.

Se mesmo com espaço diminuto, você não quer deixar pessoas de fora, Juçara sugere pensar em dividir a recepção em horários ou dias diferentes, para tornar o evento mais organizado e confortável.

“Além disso, considere também o perfil dos convidados, chamando pessoas que tenham afinidade”, lembra Karina.

Convites

Os convites podem ser enviados de maneira digital, como e-mail, mensagem em redes sociais ou aplicativos de mensagens, como também formular um convite físico para entregar pessoalmente.

Nesta fase, você pode recorrer a plataformas online de design, que oferecem modelos prontos, como o Canva.

Segundo Karina, para facilitar a organização, o convite deve ser enviado com pelo menos três semanas de antecedência.

Não se esqueça de incluir informações básicas: data, horário e endereço, além do link da lista de presentes, caso haja. Se possível, inclua um mapa ou orientações para chegar à nova casa.

Organização da festa

Data: escolha uma data próxima à mudança, mas que dê tempo para organizar a casa, já que uma das intenções é apresentar o novo lar aos familiares e amigos.

“Finais de semana são ideais, já que permitem que os convidados tenham mais flexibilidade para participar”, diz Juçara.

Decoração: pode ser simples e leve, destacando os ambientes da casa. “Use flores, velas e objetos que tragam personalidade ao novo espaço. Uma paleta de cores suaves também ajuda a criar um ambiente acolhedor”, orienta Karina.

Cardápio: o que será servido dependerá do estilo da festa, mas, em linhas gerais, um menu prático é sempre bem-vindo.

Desta forma, Karina lembra que comidas frias, petiscos e finger food – pratos que possam ser servidos de forma fácil, sem necessidade de muitos acessórios – são ótimas opções.

Se preferir algo mais elaborado, Juçara indica um buffet de comidas leves, como saladas, tortas e sanduíches gourmets. “Não se esqueça de incluir bebidas variadas, como água, sucos, refrigerantes, cervejas e vinhos”, pontua ela.

Lembrancinhas: esse agrado, que pode ser simples, é uma forma delicada de agradecer a presença dos convidados para compartilhar esse momento especial.

Entre as opções, as profissionais sugerem velas aromáticas, sachês perfumados, potes de temperos ou doces caseiros, e até mesmo mini-suculentas.

*Informações Casa e Jardim

 

 


+ Casa e Decoração