compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O astrofísico Gustavo Rojas conta o que você não pode perder neste mês em que se comemora o nascimento da era espacial
De 4 a 10 de outubro, celebra-se a Semana Mundial do Espaço, em homenagem ao lançamento do satélite soviético Sputnik, em 1957.
Desde então, a exploração espacial alcançou voos muito mais altos, chegando até a fronteira do Sistema Solar e ampliando nosso conhecimento do Universo.
Daqui da Terra, podemos celebrar essas conquistas observando alguns belos fenômenos celestes, com destaque para a conjunção entre Vênus e a Lua, e a chuva de meteoros Orionídeos, de acordo com uma matéria da Revista Galileu.
CALENDÁRIO CELESTE
DIA 8
Encontro em Escorpião
A Estrela D’alva e a Lua ficam lado a lado no começo da noite, numa bela conjunção que tem a constelação de Escorpião como pano de fundo.
Um pequeno telescópio mostrará o disco de Vênus parcialmente iluminado. Olhe para o Oeste após o pôr do sol.
DIA 21
Poeira de cometa
Os meteoros Orionídeos são provocados pela poeira deixada pelo cometa Halley em suas passagens anteriores. Num local escuro, olhe na direção da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. O melhor horário é a partir das 2h
DIA 25
Desafio ao amanhecer
Dos planetas conhecidos desde a Antiguidade, Mercúrio é o mais difícil de visualizar, pois está sempre muito perto do Sol. Aproveite sua máxima elongação para tentar encontrá-lo brilhando no horizonte leste antes do dia raiar.
DIA 29
Vênus ao poente
O planeta mais brilhante atinge sua melhor posição para observação do ano nesta noite. Olhe para o Oeste até as 21h30.