compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A cervejaria se uniu a um grupo de empresas que querem saber, de fato, se seus funcionários são felizes dentro e fora do trabalho.
A cervejinha, com moderação, que traz felicidade pode ser compreendida no sentido literal. A exemplo da Google, Airbn e Amazon, a Heineken, segunda maior cervejaria em atividade no Brasil, está preocupada com a saúde mental de seus funcionários. A empresa quer verificar como está o ânimo e o grau de felicidade de seus 13 mil colaboradores.
Desde julho, a cervejaria se uniu a um grupo de empresas que querem saber, de fato, se seus funcionários são felizes dentro e fora do trabalho.
Lívia Azevedo, diretora de People & Organization Development da Heineken, afirmou que a pesquisa vai além da análise superficial. “A pesquisa de felicidade aborda os sentimentos e emoções, ou seja, olha para o funcionário de uma maneira mais integral”, disse.
Resultados preliminares indicaram que os funcionários da Heineken têm um índice de 8,5 de felicidade, em um intervalo que vai de 0 a 10. O relato de emoções positivas, por exemplo, é um pouco menor, com um índice de 7,9.
Impactos
A avaliação parte do conceito criado pela empresa dinamarquesa Woohoo Partnership que, em 2003, desenvolveu uma metodologia para promover a satisfação dos funcionários com a crença do impacto disso para os negócios.
Com o conceito, surgiu a certificação de Chief Happiness Officer (CHO), ou diretor de felicidade, profissional responsável por elaborar estratégias para impulsionar a felicidade nos times.
Segundo dados do Linkedin, mais de 4 mil empresas contrataram um CHO. A criação do cargo também não está descartada na Heineken, que contou com a ajuda da Reconnect Happiness at Work, consultoria de felicidade corporativa, para implementar a pesquisa, além de treinamentos com o time sobre temas como segurança psicológica e psicologia positiva.
A abordagem
Lívia Azevedo disse que há uma preocupação concreta com o indivíduo: “Essa abordagem tem mais a ver com a satisfação do indivíduo. Diferente de uma pesquisa de clima tradicional, que mede aspectos mais gerais, a pesquisa de felicidade aborda os sentimentos e emoções, ou seja, olha para o funcionário de uma maneira mais integral”.
Pesquisas sobre o tema não faltam. De acordo com um estudo da Gallup, consultoria conhecida por mapear o engajamento no mundo, empresas com funcionários felizes diminuem em 50% as ocorrências de acidentes de trabalho.
A pesquisa da Harvard Business Review mostra que empregados satisfeitos são 31% mais produtivos e até 85% mais eficientes.
Preocupação
A criação de uma metodologia para medir a felicidade dos funcionários da cervejaria é algo que começou com um trabalho anterior, quando a empresa lançou o Programa Heineken Cuida, voltado para a saúde mental.
Desenvolvida para oferecer suporte aos funcionários no auge da pandemia da Covid-19, a metodologia criou o programa Heineken Cuida que atua em três pilares: informação, como treinamentos e pílulas para desmistificar o tema, suporte de saúde com a equipe interna, além de apoio jurídico. Tudo em uma plataforma digital integrada.
Desde que foi implementado, em 2020, houve um aumento de 35% no número de funcionários da Heineken que utilizam o programa.
(Com informações da S A Varejo e do Instagram da revista Exame, via Só Notícia Boa).