Cerca de 5 mil pessoas são portadoras do vírus HIV na região de Franca e Ribeirão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de agosto de 2018 às 07:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reportagem do Portal Revide mostra situação do HIV na grande região

uções. “Esses dados nos levam a pensar que a questão principal é a conscientização do indivíduo a respeito de sua responsabilidade sobre suas escolhas; se o parceiro não quer usar camisinha, por exemplo, cabe ao indivíduo decidir se vai topar a relação sob esse molde”, explica Larissa.

Além disso, a especialista também observa que as campanhas de prevenção devem ser realizadas durante todo o ano e não somente com enfase durante o carnaval. “Também devemos refletir sobre a necessidade de projetos que atinjam a faixa  que compõe o maior grupo de risco. As campanhas que mais  abrangem pessoas de varias idades ocorrem no período do carnaval, mas nos períodos que antecedem ou sucedem esse evento, como fica?”, conclui.

Educação Sexual

A reportagem do Portal Revide também questionou sobre como a prefeitura gerencia a educação sexual nas escolas municipais. A Secretaria da Saúde informou que, por meio do Programa de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, já iniciou no primeiro semestre de 2018 as atividades do “Projeto Conversação: Conversas e ação para prevenção das DST/Aids e gravidez na adolescência”.

O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2017 e conta com a parceria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP e apoio da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. O projeto surgiu da preocupação com o crescente aumento dos casos de infecção pelo HIV entre os jovens e adolescentes em Ribeirão Preto, ultrapassando os 200% entre meninos de 15 a 19 anos, entre 2007 e 2015.

“O objetivo é unir forças para o enfrentamento dessa epidemia em jovens, compreendendo a escola como um espaço privilegiado para o estabelecimento de ações favoráveis à promoção da saúde, valorização da vida, formação integral e o exercício da cidadania”, esclarece a nota.


+ Saúde