​Cenáculo luta por uma nova sede em que caibam 5 mil pessoas acomodadas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 18:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desafio é angariar recursos para construir Centro de Evangelização para mais de 5 mil pessoas

​Um grande desafio. Assim definiu os membros da Comunidade Cenáculo Franca, que recebe todas as semanas uma média de 3,5 mil pessoas e busca construir sua nova sede.

A pedra fundamental do futuro Centro de Evangelização foi lançada na área de 11 mil metros quadrados, rua Luiz Vaz de Camões, Jardim do Éden, durante celebração de missa onde fiéis participaram com a presença do bispo diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto.

A proposta de Fernando Costa, criador da Comunidade Cenáculo Imaculado Coração de Maria, de Franca, é possibilitar uma estrutura que possa receber fiéis de Franca e região com segurança e acomodados. 

A comunidade Cenáculo, muito conhecida pelo seu trabalho espiritual e de evangelização, recebe apoio de significativa parte da sociedade francana. 

Inclusive, o terreno da nova sede foi uma doação anônima.

O prédio que o Cenáculo utiliza, na avenida Dom Pedro I, deverá ser desocupado nos próximos meses, de modo que a agilidade para a construção do novo Centro é emergente e necessário o empenho dos seguidores. 

O Cenáculo é uma associação privada de fiéis nos moldes das Novas Comunidades tendo como consagrados: celibatários, casados, solteiros.

Pela força do carisma de “Em Tudo Ser de Deus” exercem a função de levarem as pessoas à intimidade com Cristo, devolvendo-lhes a dignidade de filhos de Deus.

Recursos já estão sendo levantados pela comunidade para que o empreendimento seja erguido em menor espaço de tempo e terá espaços de estacionamento, salas diferenciadas, e tudo dentro de uma estrutura desafiadora. 

Uma equipe de voluntários  foi  formada por Marcelo Jordão e outros engenheiros e arquitetos, que se disponibilizaram a fazer o projeto da sede.

O trabalho de arrecadação de recursos está sendo realizado em diferentes formas, desde rifa, cantina, lojinha de produtos religiosos, promoções doações e até a campanha “Nossa Casa”. 

Fernando Costa se mostra entusiasmado com o projeto, que ganhou proporções enormes e o importante são esses seguidos do Centro de Evangelização. 

O grupo

A Comunidade Cenáculo foi criada há 18 anos, por seu fundador Fernando Antônio Costa e hoje conta com 114 membros e consagrados fixos e uma visitação de mais de três mil e quinhentas pessoas por semana em seus encontros.

“Nunca tive a pretensão de criar uma grande comunidade ou grupo. Desde pequeno eu sabia que queria rezar pelas pessoas e fazer o bem para a comunidade”, disse Fernando. 

Segundo ele, o início do grupo foi quando tinha 14 anos e rezava um terço com toda a sua família. 

Conforme o tempo passava outras pessoas foram se agregando ao momento de oração da família, até se tornar a Comunidade Cenáculo.


+ Religião