Celebração do Dia Mundial da Audição: ACIF completa 3 anos de atendimento em libras

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de março de 2023 às 20:00
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“Na ACIF, surdo pode ser atendido com dignidade”, afirma o usuário Emerson de Oliveira Machado, sobre a iniciativa da entidade

Ednalva Frazão e Ana Débora Nunes (Foto: Lucas Monteiro/ACIF)

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Audição, 3 de março, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) completa 3 anos de atendimento em libras para a população com deficiência auditiva, em sua sede.

A iniciativa se deu após a equipe que acolhe as demandas na recepção reportar a necessidade de qualificação em libras para atender a este público que buscava a ACIF para informações relacionadas a assuntos empresariais e consultas ao SCPC.

“Recebíamos demandas todas as semanas e era difícil a nossa comunicação”, relembra a assistente administrativa Ana Débora Nunes.

“Tentávamos por gestos, escrita, mas estava claro que a gente precisava se qualificar para fazer o atendimento em libras. Nosso pedido foi atendido com rapidez e, no mesmo mês, iniciamos o curso técnico em libras, que durou um ano”, relembra.

“É maravilhoso poder entender e direcionar as pessoas com deficiência auditiva corretamente, como fazemos com todos.”

Qualificação

A também auxiliar administrativa Ednalva Frazão passou pela qualificação e conta que o atendimento ultrapassa a prestação de serviços oferecidos pela entidade.

“As pessoas se sentem à vontade para virem até aqui tirar outras dúvidas, que não estão ligadas aos serviços da ACIF, e a gente faz esse atendimento em libras, também”, conta. “Auxiliamos quando precisam fazer uma negociação em sites ou por telefone. Ficamos à disposição”, completa Ana Débora.

O pedagogo e instrutor de libras Emerson de Oliveira Machado, o Mercinho, é um dos usuários dos serviços ACIF que utiliza o atendimento em libras. De acordo com ele, a iniciativa é necessária e deveria se estender a todo o comércio local.

Língua de sinais

“As pessoas deveriam conhecer a língua de sinais. A vida de um surdo é como se ele estivesse em um outro país, Estados Unidos, por exemplo. Já sofre dentro de casa, com a família, imagina fora de casa: na rua, no hospital, delegacias, num comando nas estradas”, diz.

“Na ACIF, surdo pode ser atendido com dignidade, ter amizade. Pode vir, reclamar, resolver seus problemas sozinho. Surdo também tem empresa.”

A ACIF incentiva a capacitação do comércio local em relação ao atendimento em libras e, durante o ano de 2022, cedeu espaço e equipe de apoio à Apada (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Franca) para realização dos cursos.

A Apada continua ministrando curso técnico em libras em sede própria e o telefone de contato é (16) 99184-3482.


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