compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A iniciativa faz parte do trabalho do CEI de fornecer cursos para seus aprendizes, garantindo capacitação e condições para que ingressem no mercado de trabalho
Palestra teve como tema Educação Financeira
O CEI (Centro de Educação Integrada), unidade de ensino para pessoas com deficiência intelectual, mantido pela Prefeitura de Franca e vinculado à Secretaria de Educação, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores e suas famílias, realizou na noite da última segunda-feira, uma palestra voltada para Educação Financeira.
A iniciativa faz parte do trabalho do CEI de fornecer cursos para seus aprendizes, garantindo capacitação e condições para que ingressem no mercado de trabalho.
Para falar de Educação Financeira, a unidade contou com uma palestra do servidor Deyvid Silveira, que é economista e, atualmente, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento.
A diretora do CEI, Sandra Pedigone, falou sobre a importância dos projetos, tais como os cursos oferecidos e a inserção de pessoas com deficiência no trabalho.
“Fazemos essas reuniões mensais com os trabalhadores já inseridos no mercado e suas famílias, trazemos a capacitação, a exemplo do curso Relações no Trabalho, com um ano de duração, com esses módulos e assuntos para que eles sejam encaminhados ao mercado de trabalho”.
Atualmente, o CEI conta com cerca de 200 jovens e adultos com deficiência intelectual, que participam de atividades teóricas e práticas, além de oficinas, com foco na capacitação e inclusão, de modo a desenvolver, junto a cada aprendiz, suas habilidades.
Desses, 48 já estão inseridos no mercado de trabalho, em empresas de alimentação, comércio, saúde e educação.
Uma delas é Ana Laura de Araújo, de 28 anos. Aprendiz do CEI desde 2.019, ela é auxiliar de creche, está cursando Pedagogia e comentou como o projeto transformou sua vida.
“Agora tenho autonomia financeira e posso comprar minhas coisas. Desde que comecei a trabalhar, minha vida mudou. Se eu pudesse falar para alguém, é que a pessoa procure o CEI e tenha a oportunidade de crescer. A gente é capaz”, disse.
Qualquer pessoa com deficiência intelectual, que tenha acima de 16 anos pode frequentar o CEI e fazer os cursos e oficinas.
A unidade fica na rua Francisco Barbosa, 1.540, no bairro Cidade Nova. Para mais informações, ligue (16) 3723-7014.