Catnip ou erva-gateira: saiba o que é, para que serve e como usar no seu gato

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de outubro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A erva-gateira, ou a catnip, é uma planta oriental que possui substâncias, como citronelol, geraniol, nepetalactona e os glicosídeos

Erva-gateira ou catnip traz vários benefícios para seu felino – foto Freepik

 

Todo dono de gato adora ver o seu bichinho feliz e relaxado. E uma boa forma de garantir a satisfação plena, sem abrir mão da saúde e segurança do felino, é usar a erva-gateira, também conhecida como catnip.

Saiba o que é, como dar para o seu animal e quais as vantagens de utilizá-la como aliada no dia a dia.

O que é catnip e para que serve?

A erva-gateira, ou a catnip, é uma planta oriental que possui substâncias, como citronelol, geraniol, nepetalactona e os glicosídeos.

Por ter esse efeito calmante e, ao mesmo tempo, que estimula a sociabilidade do gato, costuma ser indicada por muitos veterinários como um remédio natural para proporcionar mais felicidade, euforia e também tranquilidade para o felino.

Quais são os benefícios do catnip para gatos?

Quer entender se vale a pena ou não usar essa planta no seu bichano? Então, confira as principais vantagens:

1. Alivia os desconfortos

O catnip possui substâncias que agem diretamente no alívio de dores. Desse modo, pode ser utilizado para minimizar os desconfortos causados por problemas digestivos, diarreia, dor de cabeça, entre outros.

2. Traz sensação de tranquilidade

A erva do gato pode ser também usada para deixar os felinos mais tranquilos na presença de pessoas ou ambientes estranhos. Com o efeito calmante, eles ficam menos ariscos e mais relaxados.

3. Reduz o estresse

E como uma erva relaxante, ela também atua na redução do estresse dos gatos, deixando-os mais calmos e livres de tensão.

4. Ativa o instinto predador

Graças à substância nepetalactone, a planta consegue estimular o instinto predador do gato. Assim, ao inalar o catnip, o felino sente uma forte sensação de euforia, o que o leva a correr muito mais, ajudando-o a liberar as tensões.

5. Estimula um comportamento lúdico

Ao ficarem mais excitados, os gatos passam a brincar e a pular mais, promovendo uma maior diversão e descontração para eles – que, muitas vezes, ficam entediados por morar em apartamentos.

6. Aumenta os exercícios

Com o catnip presente em brinquedos ou arranhadores, os gatos são estimulados a se moverem e a fazerem mais exercícios, o que é ótimo para a saúde dos felinos.

7. Ajuda no treinamento e na socialização

Os donos e tutores podem utilizar brinquedos com a erva para ajudar os bichanos a desbravarem novos lugares e a conviverem com outros animais, uma vez que a erva os deixa mais calmos e alegres.

8. Promove uma melhora no ambiente

Ao entrar em contato com a erva-gateira, o felino fica mais eufórico e, consequentemente, mais brincalhão e alegre, o que deixa o ambiente mais interessante e estimulante para ele.

Quantas vezes pode dar catnip?

De acordo com os veterinários, o ideal é que seja oferecido aos gatos apenas uma vez por semana. Isso porque se a planta for utilizada com frequência, os felinos podem perder a sensibilidade e deixar de sentir os efeitos da erva.

Quanto tempo dura o efeito do catnip no gato?

O efeito de catnip dura, em média, de 5 a 20 minutos.

Gatos podem comer catnip?

A resposta é não. Embora a erva não seja tóxica, o mais indicado é que os gatos não a comam, já que, a depender da quantidade ingerida, a planta pode causar incômodos gastrointestinais e vômitos.

Portanto, o ideal é que o catnip seja oferecido em brinquedos e arranhadores, por exemplo, combinado?

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets