Capital do Calçado de Santa Catarina é a quarta maior produtora do País

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de junho de 2018 às 10:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São João Batista O município é o quarto maior polo produtor de calçados do país

Lançado no último dia 8 de junho pelo governador Eduardo Pinho Moreira o movimento “Compre de SC” ganha a cada dia mais adesões. De prefeituras a entidades empresariais e empresas dos mais diferentes setores produtivos, cresce o apoio pelo consumo de produtos catarinenses e consequentemente o fortalecimento da economia de Santa Catarina. “Temos produtos que agradam a todos os gostos, paladares, uma indústria diversificada e de qualidade, então por que não dar preferência aos produtos catarinenses?”, argumentou o governador, durante o lançamento do movimento.

Setor calçadista

No Estado, o setor de couro e calçados conta com aproximadamente 480 estabelecimentos, que geram 8,7 mil empregos diretos, e acredita que o Compre de SC vá estimular as vendas internas.

Em maior ou menor número, todos usam. Eles são a paixão de muitas mulheres. Fazem parte de um dos gestos mais comuns do ser humano: caminhar. Os sapatos produzidos em Santa Catarina ganham destaque pelo salto de qualidade alcançado nos últimos anos e o Compre de SC chega para contribuir na conquista de mais consumidores.

“Estão sendo feitos trabalhos para melhorar a parte técnica dos sapatos e estudos de design e aprimoramento. Participamos de feiras estaduais e nacionais para mostrarmos ao mercado a qualidade do nosso produto”, informa o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista, Almir Manoel Atanázio dos Santos. “Estamos focados especialmente na moda feminina”, completa.

Conforme o empresário Cláudio Cesar Booz, o Estado é reconhecido como um polo de moda e se destaca pela criação de novos produtos e aprova a iniciativa de fomentar o consumo de produtos catarinenses por meio do Compre de SC. “Se conseguirmos incentivar o mercado interno terá menos necessidade de transporte, menos fretes e tudo ficará mais acessível”, defende.

Números

Santa Catarina está em oitavo lugar no ranking dos Estados produtores de calçados e couros, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015. Em 2018, entre janeiro e abril, o Estado exportou 43 milhões de dólares em mercadorias. Os maiores compradores dos produtos catarinenses são China, EUA, Vietnã, Alemanha e Hong Kong, conforme informações da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

O município que mais se destaca na produção de calçados e derivados de couro é São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. A cidade conta, atualmente, com 270 fábricas em atividade e 122 ateliês, que produzem em média 1,6 milhão de pares de calçados femininos por mês.


+ Economia