Canhoto ou destro? Um deles tem maior risco de esquizofrenia – saiba qual

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de janeiro de 2020 às 23:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo apontou associação entre a condição de canhoto e um maior risco de desenvolver esquizofrenia

​Estima-se que 10% da população em todo o mundo seja canhota. Até o momento os cientistas ainda não conseguiram discernir com absoluta certeza o motivo por que certos indivíduos têm uma maior inclinação para escrever com a mão esquerda, mas sabem que a genética é parcialmente responsável.

Nesse sentido um estudo britânico recente, realizado por investigadores da Universidade de Oxford, e divulgado no jornal científico Brain identificou quais as variantes genéticas que separam os destros dos canhotos.

O estudo analisou o DNA de 400 mil indivíduos, entre eles 38.332 canhotos, e registrou que as variantes genéticas relacionadas a ser canhoto estão associadas a diferenças na ‘matéria branca’ do cérebro e em áreas que ditam a linguagem. 

A pesquisa revelou ainda que nos não destros, os lados esquerdo e direito do cérebro “comunicam de forma mais coordenada”. Em contrapartida, e num tom menos positivo, o estudo apontou adicionalmente uma associação entre a condição de canhoto e um maior risco de desenvolver esquizofrenia, embora o motivo ainda não seja claro.


+ Cotidiano