CAMPANHA GAÚCHA se destaca como região vinícola de alta qualidade

Postado em:

Campanha Gaúcha, você já degustou algum vinho deste lugar? Sabe onde fica? Provavelmente se ainda não degustou algum vinho de lá, ainda vai degustar. E se lembra deste nome de algum lugar, provavelmente das aulas de geografia, você deve ter estudado sobre os “Pampas”, grandes áreas de pastagens, ou plantações de arroz ou soja.

A Campanha Gaúcha fica na fronteira com o Uruguai. Isto quer dizer que se você lembrou das aulas de geografia, vai lembrar também que as características do terroir são as mesmas do país vizinho. O que é uma ótima notícia para o Mundo do Vinho e seus apreciadores. Um terroir onde o clima, quente no verão, com noites amenas e bem frio no inverno, e a composição do solo favorecem o cultivo de uvas que resultarão em vinhos fortes e encorpados.


Ainda são 17 as vinícolas instaladas na Campanha, mas já se produz bons vinhos inclusive vinhos de guarda, por exemplo Casa Valduga Gran Raizes e o Rastros do Pampa Tannat 2018, da vinícola Guatambu, considerado o melhor vinho brasileiro na última edição do Guia Descorchados. E uma outra boa notícia, na Campanha as mulheres estão se destacando na produção do vinho.

Espero que como a Campanha, outros terroirs apareçam pelo Brasil a fora, sempre com produtores sérios e grandes vinhos.