Campanha Fique Sabendo, de HIV e Sífilis, termina neste sábado, 07

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2019 às 01:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atendimento é gratuito e pode ser conseguido durante este sábado, 07 de dezembro, das 8 às 16 horas, no CTA

 A Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde a última segunda-feira, 02, mais uma vez a Campanha Fique Sabendo, de orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e testes para detecção do vírus HIV e Sífiles. 

O atendimento é gratuito e pode ser conseguido durante este sábado, 07 de dezembro, das 8 às 16 horas, na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua General Osório, 1417, centro.

No domingo passado, 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e para marcar a passagem foram desenvolvidas atividades em diversas partes do País. 

Durante toda essa semana o fluxo de pessoas na repartição cresceu consideravelmente, porém nada que leve os pacientes a esperas. Com esses atendimentos disponíveis durante os últimos 5 um dos objetivos foi intensificar a testagem e abranger mais pessoas, lembrando que o atendimento é gratuito e sigiloso.

É importante a realização do exame pois uma vez diagnosticada patologia seja o HIV ou a Sífilis, a pessoa será orientada a respeito e conduzida para o necessário tratamento na rede pública. 

A coleta de sangue para exame neste sábado será normal das 8 às 16 horas, onde independente do resultado o paciente recebe as orientações dos profissionais responsáveis.

O slogan da campanha que acontece em todo o País é “Faça o teste da aids e da sífilis” e tem o propósito de destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. 

Os números atualizados da campanha, iniciada no dia 2 e que termina neste sábado, apontavam para a realização de 208 testes para HIV sendo 5 com sorologia positiva e 205 testes para sífilis sendo 21 com sorologia positiva.

Mais informações no CTA-Centro de Testagem e Aconselhamento, tel. 3724-3920


+ Saúde