compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
possível criar e dar a oportunidade a este público de ter mais independência
Projeto visa a oferecer aos deficientes visuais maia segurança e independência
A Câmara Municipal de Franca aprovou nesta terça-feira mais um projeto visando a inclusão na cidade de Franca.
Trata-se da instalação de sinalização sonora de orientação para deficientes visuais nos semáforos para pedestres, no âmbito do município de Franca.
Os autores são os vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Carlinho Petrópolis (PL), Daniel Bassi (PSDB), Gilson Pelizaro (PT), Ilton Ferreira (PL), Marcelo Tidy (União) e Zezinho Cabeleireiro (PP).
Eles explicam que o projeto visa a implantar nos semáforos de uso simples um dispositivo chamado solenoide que, dentro do poste do semáforo, emite som, o qual auxilia a passagem de pedestres com deficiência visual para que possam ser guiados pelo som.
Os vereadores ainda acrescentam que, com o uso de um simples sinal sonoro que oriente o deficiente visual e um sensor de presença, é possível criar e dar a oportunidade a este público de ter mais independência no seu dia a dia.
“O semáforo não irá resolver todos os problemas dos deficientes visuais, mas irá facilitar um pouco suas vidas, pois atravessar uma sem nenhum semáforo especial é difícil e perigoso”, defendem os autores no texto do projeto de lei.