Câmara vai recorrer para que Prefeitura pague R$ 9 milhões para instituições

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de junho de 2018 às 17:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Município conseguiu decisão liminar na Justiça, porém, Lei Orçamentária ainda prevê as emendas

A Câmara dos Vereadores vai recorrer na decisão do Tribunal de Justiça que invalidou as emendas à LDO – Lei das Diretrizes Orçamentárias – ao orçamento deste ano. A ação foi impetrada pela Prefeitura de Franca, para não pagar os recursos das impositivas às entidades assistenciais da cidade.

Apesar de que, na teoria, a Prefeitura está desobrigada a pagar, na prática, a história é outra. Apesar da Câmara recorrer, o que é praticamente obrigatório, as emendas continuam em vigor e a Prefeitura ainda tem que pagar.

Isso porque, mesmo com a decisão, a Prefeitura não está isenta de pagar os quase R$ 9 milhões a entidades assistenciais do município, já que a decisão do TJ não contempla a LOA – Lei Orçamentária Anual – onde as emendas também foram inseridas pelos vereadores, mas somente a LDO.

A mesma fonte revelou que ainda não há uma decisão sobre a legislação municipal que regulamenta o orçamento impositivo em Franca, somente uma liminar isentando a Prefeitura dos pagamentos.

Há duas lacunas que poderão transformar a comemoração do prefeito Gilson de Souza (DEM​) e sua equipe em frustração, pois o Jurídico não entrou na Justiça para anular a LOA que, portanto, ainda está em vigor com as emendas.

Outro ponto é que a liminar sobre a validade da lei das impositivas pode cair a qualquer momento. Além disso, há uma legislação federal que regulamenta as emendas impositivas, aplicada pelo Legislativo nos âmbitos federal, estadual e em outros municípios.

Não será surpresa alguma se a Prefeitura anunciar nos próximos dias que terá de repassar os valores às entidades, o que já deveria ser feito, diante da relevância dos serviços prestados por elas, mesmo sem emendas impositivas ou decisões judiciais.


+ Política