compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Iniciativa dos parlamentares foi votado nesta terça pelo Poder Legislativo
O Projeto de Lei nº 41/2024, que propõe a criação do “Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância” no calendário oficial de eventos de Franca, foi aprovado em votação na Câmara Municipal nesta terça-feira.
A data sugerida para a celebração é 14 de maio, que coincide com o Dia da Conscientização pela Apraxia de Fala na Infância, celebrado em países como Estados Unidos e Canadá.
A proposta surge a partir de um movimento iniciado em 2016, quando um grupo de pais de crianças diagnosticadas com apraxia fundou a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA), com o intuito de promover a conscientização sobre o transtorno no Brasil.
O que é?
A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um transtorno motor que dificulta a coordenação dos movimentos necessários para a produção da fala, afetando de uma a duas crianças a cada mil.
Embora as crianças afetadas compreendam a linguagem, elas enfrentam dificuldades em articular os sons de forma adequada.
Autores
Os autores da proposta, os vereadores Daniel Bassi (PSD) e Donizete da Farmácia (MDB), ressaltam a importância de alertar os pais sobre os sinais precoces da apraxia, para que possam buscar tratamento adequado o quanto antes.
“A existência deste dia de conscientização proporcionará uma oportunidade para a divulgação das atividades da ABRAPRAXIA, que desempenha um papel fundamental na disseminação de informações e no apoio às famílias afetadas por esse transtorno”, afirmam os parlamentares.
Eles acrescentam que, com a informação adequada, a identificação do diagnóstico ocorre mais rapidamente, possibilitando o tratamento precoce.
Destacam ainda que a apraxia pode manifestar-se de maneiras diversas, tornando o diagnóstico um desafio, especialmente em crianças que apresentam outros transtornos relacionados à aquisição da fala.