compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Dados estão na mira da Abicalçados, que acompanha negócios do setor
Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontam que, entre janeiro e agosto, as exportações de calçados somaram 63,87 milhões de pares e US$ 654,78 milhões.
Opa dados da associação trazem quedas tanto em volume (22,4%) quanto em receita (20,4%) em relação ao mesmo período do ano passado.
Importações bombando
O cenário é diferente nas importações de calçados, que no mesmo período somaram 23,94 milhões de pares e US$ 300,44 milhões, incremento de 12,1% em volume e queda de 5,1% em receita no comparativo com intervalo correspondente do ano passado.
Balança comercial
Conforme a Abicalçados, o aumento das importações e a queda das exportações resultaram em queda de 30% no saldo da balança comercial do setor.
“Em agosto, tivemos uma queda brusca no volume exportado para a Argentina (-30,8%), que é nosso segundo principal destino no exterior e que vem puxando as exportações brasileiras de calçados para baixo”, comenta o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
“Estamos vivendo um período de baixo consumo internacional. E este consumo menor vem sendo absorvido pelos produtores asiáticos, em especial da China, que depois das rígidas políticas para contenção da Covid-19 voltou ao mercado de forma bastante agressiva”, explica o dirigente.