Calçadistas terão aporte de R$ 35 milhões para promoção internacional de produtos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 7 de março de 2022 às 18:30
  • Modificado em 7 de março de 2022 às 18:30
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Objetivo é alavancar as exportações de calçados brasileiros, indicando estratégias para alavancar vendas

Objetivo é alavancar as exportações de calçados brasileiros, indicando estratégias para alavancar vendas

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmaram, na semana passada, a renovação do convênio de realização do Brazilian Footwear.

Trata-se de um programa de apoio às exportações de calçados mantido pelas entidades desde o ano 2000 e que, este ano e no ano que vem, prevê o investimento em ações de promoção comercial e de imagem no exterior de R$ 35,4 milhões.

Deste valor, R$ 18,95 milhões serão oriundos da agência ligada ao Ministério das Relações Exteriores e R$ 16,5 milhões investidos como contrapartida da Abicalçados e empresas associadas ao Brazilian Footwear.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou que o objetivo do convênio é alavancar as exportações de calçados brasileiros, indicando estratégias para internacionalização das empresas de diferentes maturidades.

Também é foco das ações a ampliação da presença ou mesmo a inserção em mercados-alvos do Brazilian Footwear (Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido, França, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul).

“Nesses anos de parceria, qualificamos e pulverizamos nossas exportações, passando de 99 destinos para mais de 160”, comentou o executivo, ressaltando que a renovação acontece em um momento de retomada das exportações de calçados.

Dados estatísticos

No ano passado foram exportados 123,6 milhões de pares, 32% mais do que em 2020, um número superior ao registrado antes da pandemia, em 2019 (em 7,4%).

“Para 2022, nossa expectativa é positiva e certamente será impulsionada pelas ações de promoção comercial e de imagem que serão realizadas pelo Brazilian Footwear”, projetou Ferreira.

Retorno expressivo

O convênio foi assinado pelo diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, que ressaltou a importância das exportações brasileiras e do apoio da agência.

Segundo ele, para cada R$ 1 investido no Brazilian Footwear entre 2020 e 2021, R$ 168 retornaram em exportações. As empresas ligadas ao programa responderam por mais de 75% dos valores gerados com embarques no ano passado (US$ 679,8 milhões de US$ 900,3 milhões).

“O retorno expressivo obtido com as exportações das empresas que participam do Brazilian Footwear se deve à parceria e cooperação entre a iniciativa privada, a Abicalçados e a ApexBrasil, que confia no potencial da indústria brasileira e no seu compromisso de fazer um produto de excelência que se adeque ao mercado internacional cumprindo as melhores práticas pelo meio ambiente”, disse.


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