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Nos seis primeiros meses do ano, R$ 218 milhões foram movimentados com vendas para o país. Chegada da Copa do Mundo aumenta expectativas de negócios
Entre os modelos disponíveis, o mocassim aparece como o preferido dos catarianos (Foto: Reprodução EPTV)
A cerca de três meses para o início dos jogos da Copa do Mundo 2022, o mercado de exportação de calçados de Franca, sobretudo dos mocassins, tem atenções voltadas para o Catar, país do oriente médio que sedia o evento pela primeira vez.
Com um dos maiores PIBs per capita do mundo, o Catar tem se destacado como um destino de exportação sólido e com potencial de crescimento para as indústrias de sapato do interior de São Paulo.
Nos seis primeiros meses do ano, cerca de R$ 218 milhões foram movimentados devido às vendas, mais da metade do movimentado em todo o ano passado – de R$ 328 milhões.
Referência quando o assunto é produção de calçados, Franca possui empresas que chegam a exportar sozinhas em torno de 3 mil pares de sapatos todos os anos para o Catar.
Entre os modelos disponíveis, o mocassim aparece como o preferido dos catarianos.
Levando para a moda a influência religiosa, o calçado une conforto, elegância e praticidade e, por isso, é considerado o “queridinho”.
“São sapatos leves, fáceis de calçar, mais na cor preta por causa das vestes que eles usam e como toda hora eles param para fazer as orações deles, tem que ser um sapato fácil de tirar e calçar”, explica o empresário calçadista José Jacometti.
Calçadistas francanos esperam ampliar exportação de mocassim para o Catar (Foto: Reprodução EPTV)
Otimismo
De acordo com José Brigagão do Couto, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca), a realização de um evento de grande impacto para o setor econômico, como a Copa do Mundo, é de grande importância para as negociações brasileiras.
“A Copa do Mundo vai trazer uma grande oportunidade para o Brasil estar abrindo mais esse mercado. Lá é um país rico, de grande poder aquisitivo, é um dos país mais ricos do mundo em média per capita e de rendimento, então é uma grande oportunidade que nós temos”, afirma.
Capital do calçado masculino
Com dois séculos de tradição no setor e um passado marcado pelo elevado volume de exportações, Franca já recebeu o título de capital nacional do calçado masculino, mas, ao longo das décadas, em meio a recessões econômicas e a ascensão da concorrência chinesa, perdeu espaço no cenário internacional.
Embora longe dos números do passado, nos últimos anos, as fábricas têm saído em busca de novos mercados no exterior, com destaque para países como Chile, hoje o segundo maior comprador do calçado de Franca, somente atrás dos Estados Unidos.
Graças aos negócios firmados com essas nações, as exportações calçadistas do município entre janeiro e julho deste ano subiram 101%, chegando a um faturamento de US$ 52,3 milhões (R$ 267,3 milhões).
*Informações G1