Calçadistas apresentam certificações de sustentabilidade

A certificação abraça empresas de todos os portes e maturidades na questão da sustentabilidade

Postado em: em Indústria

O webinar aconteceu durante a Semana do Calçado, evento realizado por entidades e institutos ligados à cadeia coureiro-calçadista

A Semana do Calçado, evento que reúne diversas ações informativas e de promoção de negócios para a cadeia coureiro-calçadista nacional, foi palco para a apresentação das certificações de sustentabilidade Origem Sustentável (calçados e componentes) e CSCB (couros). 

O webinar aconteceu no formato on-line na manhã do último dia 6 de outubro e pode ser visto na íntegra no link https://bit.ly/2Gmz1Ox

Criado em 2013 e reformulado em 2019, o Origem Sustentável foi apresentado pelo gestor de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristian Schlindwein, e pela superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães. 

Voltado para produtoras de calçados e fornecedores de insumos, o Origem Sustentável certifica processos produtivos sustentáveis nas dimensões ambiental, econômica, social e cultural.  Schlindwein explicou que os conceitos modernos de sustentabilidade já não levam em consideração apenas o aspecto ambiental, embora este seja o mais conhecido. 

Schlindwein destacou, ainda, que a certificação consegue abraçar empresas de todos os portes e maturidades na questão da sustentabilidade, pois possui diferentes níveis de certificação (Diamante, para 100% dos indicadores alcançados; Ouro, para 90% dos indicadores; Prata, para 75% dos indicadores; e Bronze, para 50% dos indicadores).

“Quando a empresa adere ao Origem Sustentável, ela recebe um manual de implementação dos indicadores e passa por treinamentos antes de solicitar a certificação e auditoria externa. Ou seja, recebe toda a assistência necessária”, ressaltou. 

Na segunda parte do evento, o gestor de Inteligência Comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Rogério Cunha, apresentou a certificação CSCB, voltada para curtumes que praticam processos de produção sustentáveis.

Semana do Calçado

O webinar aconteceu durante a Semana do Calçado, evento realizado por entidades e institutos ligados à cadeia coureiro-calçadista para fomentar negócios e a discussão de temas importantes para a atividade. 

A Semana acontece entre os dias 5 e 8 de outubro e pela primeira vez será totalmente digital. 


Artigos Relacionados