Cafés paulistas recebem título de qualidade no Palácio dos Bandeirantes

Evento nesta segunda-feira, na sede do governo paulista, contará com a degustação dos 13 melhores cafés

Postado em: em Agronegócios

Na manhã desta segunda-feira (17), às 9h, os melhores cafés produzidos por cafeicultores paulistas e beneficiados por empresas no segmento receberam o certificado de Melhores Cafés de São Paulo, em evento no Palácio dos Bandeirantes. A entrega foi realizada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim.

A seleção especial dos melhores cafés paulistas de 2018 foi feita em novembro deste ano, durante o 17º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. O objetivo da outorga é incentivar cafeicultores e industriais a promoverem a qualidade dos cafés paulistas, oferecendo aos consumidores produtos especiais e diferenciados.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com a Câmara Setorial de Café (Sindicafé), da Secretaria, e com o apoio do Sindicato da Industria de Café do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e da Associação Comercial de Santos.

Disputaram 77 lotes de café, selecionados nos 10 concursos regionais realizados por associações, cooperativas e sindicatos. Para a etapa final, foram selecionados 13 produtores de café de diferentes regiões do Estado.

Café Solidário

Durante o evento, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lúcia França, recebeu a doação de café cultivado pelo Instituto Biológico (IB), da Secretaria.

O “Café Solidário” foi produzido com os grãos colhidos no cafezal do Instituto Biológico, plantado no início da década de 50. Atualmente, há 1.500 pés de café em plena produção. O Fundo fará a doação do produto às entidades sociais cadastradas.

Além da tradicional cerimônia, que ocorreu no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, o evento contou com a degustação dos 13 melhores cafés da safra deste ano.


Artigos Relacionados