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Pequenos acompanhados de cãezinhos tiveram mais persistência durante leituras desafiadoras
Novo estudo mostra que, quando estão na companhia de um cãozinho, as crianças tendem a ler mais.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica e de Brock, no Canadá, e publicada no periódico científico Anthrozoös.
Para chegar aos resultados, a dra. Camille Rousseau analisou 17 crianças que cursavam o ensino fundamental.
Cada uma foi testada em dois momentos: um para analisar o quanto conseguiam ler, e outra para garantir que todos receberiam histórias apropriadas para seu nível de leitura.
Nosso estudo focou em analisar se uma criança seria motivada a continuar lendo e perseveraria [a determinação] em textos mais desafiadores quando estavam acompanhadas por um cão”, explicou Rousseau, em comunicado.
Segundo a pesquisadora, sua pesquisa apóia o aumento recente da popularização de programas que incluem cachorros de terapia no cotidiano de escolas, bibliotecas e organizações comunitárias.
“Já houveram estudos que analisaram o impacto dos cães de terapia no aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos, mas este foi a primeira pesquisa que selecionou cuidadosamente e atribuiu uma leitura desafiadora às crianças”, apontou Rousseau.