Cadeirantes têm problema nos ônibus do transporte público em Passos-MG

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de julho de 2019 às 16:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usuários reclamam de problemas em elevadores, falta de espaço e suspensão do serviço domiciliar

​Os cadeirantes de Passos (MG) têm enfrentado problemas de acessibilidade nos ônibus da empresa que assumiu o transporte público na última quarta-feira (17) na cidade. 

Além da falta de espaço e problemas nos elevadores, os deficientes reclamam das mudanças e pedem a volta do transporte domiciliar para cadeirantes, serviço que era oferecido pela empresa anterior. 

Entre os problemas, estão um elevador que trava ao subir e o espaço para apenas um cadeirante por vez. Em alguns casos o ônibus é preciso manobrar para que o elevador fique no mesmo nível do asfalto e facilite o embarque. 

Uma das exigências da prefeitura para a nova empresa, que assumiu o transporte em caráter emergencial após 13 dias sem transporte público na cidade, era que todos os ônibus tivessem os elevadores para o transporte de pessoas com deficiência física. 

De fato, todos os veículos têm esse dispositivo. Mas os cadeirantes que têm algum tipo de necessidade específica precisam de um modelo de transporte diferente. 

“Acontece que o transporte coletivo que está circulando agora só transporta uma cadeira de rodas por vez. E a gente está reivindicando o transporte domiciliar ou um transporte que ajude o cadeirante. Antes, o que a gente tinha transportava sete cadeiras de rodas em cada micro-ônibus”, conta o aposentado Paulo César da Silva.

Segundo a presidente da Associação Reintegrar, que representa os deficientes físicos da cidade, o transporte domiciliar é o modelo que atende os cadeirantes de forma adequada. O serviço existia antes da crise no transporte público da cidade começar. 

“Tinha direito do transporte domiciliar, cabiam quatro cadeirantes, e ainda tinha um detalhe, tinha o nosso acompanhante. É lei e tem que ser cumprida por todas as empresas”, explica Imaculada Conceição da Silva. 

Soluções

A expectativa é que o prefeito envie um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para instituir oficialmente o transporte domiciliar.

“A gente vai cobrar, inclusive já informações que talvez chegue do executivo para regularizar essa situação. Chegando lá, a gente vai ter a máxima rapidez possível para votar e regularizar isso para os cadeirantes”, explicou o vereador Erick Silveira (MDB). 

O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis (PSD), informou que a nova empresa de transporte público tem elevadores para os cadeirantes e espaço destinado a eles nos 15 veículos da frota. E que a prefeitura tem trabalhado na implantação do transporte exclusivo para os deficientes físicos. 

Carlos ressaltou que o cadeirante e o acompanhante são isentos do pagamento da tarifa de transporte coletivo.


+ Trânsito