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Atualmente, a recomendação do Governo Federal é de que o cadastro seja atualizado, no mínimo, a cada dois anos.
Responsável por reunir os cadastros dos brasileiros que recebem algum tipo de benefício social, o CadÚnico integra dados de importantes programas, incluindo o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Recentemente, agentes do cadastro passaram a realizar visitas aos beneficiários.
A medida acontece como forma de constatar as informações apresentadas pelos beneficiários durante o cadastro no CadÚnico.
O processo tem sido efetuado depois que o Governo Federal determinou a realização de um pente fino entre todos os beneficiários dos programas sociais.
Entenda como funciona o pente fino do CadÚnico:
A verificação é realizada em diversas etapas;
A primeira delas prevê a análise das informações apresentadas pelas famílias no momento do cadastro;
Caso alguma irregularidade seja encontrada, o responsável familiar é convocado para ajustar o cadastro;
Em seguida, o Governo Federal tem optado por efetuar um cruzamento de dados;
Para tal, ele utiliza informações de outros órgãos para verificar a veracidade das informações;
Esse processo inclui a análise de dados da Receita Federal;
Em alguns casos, a checagem inclui ainda a visita de agentes do CadÚnico na residência familiar;
Esse processo também é realizado para constatar se as informações fornecidas condizem com a realidade;
Por fim, é essencial que as famílias que recebem benefícios sociais mantenham o cadastro atualizado.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, esse processo deve ser feito em uma unidade do CRAS.
Atualizar a cada dois anos
Atualmente, a recomendação do Governo Federal é de que o cadastro seja atualizado, no mínimo, a cada dois anos.
Vale lembrar que a falta de atualização também é critério para a suspensão ou exclusão de benefícios sociais.
Segundo o portal FDR, para evitar a situação a família pode consultar o status do cadastro no aplicativo do CadÚnico.