compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Donos de pet sabem: não há nada mais desafiador de presenciar do que um cachorro com medo
Presenciar o medo de um cachorro é algo desafiador para donos de pet – foto Freepik
Donos de pet sabem: não há nada mais desafiador de presenciar do que um cachorro com medo.
Embora seja normal para os cães terem medos, angústias e fobias, é importante para a qualidade de vida do seu pet conseguir acalmá-lo, cessando os latidos ou outras demonstrações de medo.
Existem diversas causas para o medo em cachorros, incluindo passado traumático, pouca socialização, mudanças no ambiente ou até mesmo problemas de saúde.
Independentemente de qual seja o motivo desse sentimento ruim, saber como acalmar o seu cachorro com medo é fundamental para que o seu pet desfrute de uma vida feliz (e saudável).
Confira 5 dicas para tranquilizar um cãozinho em qualquer situação!
Crie um ambiente seguro para ele
É primordial que o seu cachorro tenha um lugar que seja confortável, seguro e estável para ele se refugiar quando estiver com medo, assustado ou ansioso.
Pode ser uma caixa de transporte, uma casinha, um cobertor macio ou uma caminha. Se o seu pet for um cachorro com medo de chuva, trovão ou fogos de artifício, por exemplo, feche as portas e as janelas desse ambiente e deixe a TV ou algum som ligado para mascarar o barulho externo.
Distraia o seu pet
Em situações mais tranquilas, talvez seja útil distrair o seu cachorro com medo com um brinquedo, a ração que ele está acostumado ou um petisco.
Nesse caso, o petisco tipo bifinho, que pode ser apreciado por todas as raças, pode ser a solução. Distraí-lo com a comidinha irá ajudá-lo a se concentrar em algo positivo para ele e esquecer o que está causando o medo.
Use a técnica de reforço positivo
Reforçar positivamente o comportamento desejado pelo seu pet pode ser uma ótima maneira de ajudar o cão a superar seus medos.
Elogie e recompense-o com alguns grãos da ração por se comportar de forma corajosa.
Exponha-o gradualmente ao medo
Se o seu cachorro tem medo de algo específico, como fogos de artifício, por exemplo, expô-lo gradualmente ao estímulo – em um ambiente controlado, é claro – pode ser benéfico para ele.
Para isso, o ideal é utilizar a técnica de reforço positivo novamente. Quando ele apresentar um comportamento calmo mediante à situação estressante, recompense-o com um punhado de ração ou petisco.
Sempre mantenha a calma
Os cães são muito bons em ler a linguagem corporal, podendo sentir sua ansiedade ou estresse. Tente manter-se calmo e tranquilo, pois isso também irá ajudar a acalmar o seu cachorro com medo!
*Informações Casa Prática Qualitá