Cachaça de Itirapuã conquista Medalha de Ouro em concurso de qualidade estadual 

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 12:00
  • Modificado em 4 de dezembro de 2024 às 12:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Barra Grande Retrô ganhou Medalha de Ouro na categoria armazenada, e a Barra Grande Alceu Figueiredo ganhou prata sem envelhecimento

Victor Hugo Cristófani e Maurílio Cristófani, representantes da Cachaça Barra Grande, recebem os prêmios dos dois rótulos inscritos  (Foto: Divulgação)

A Fazenda Barra Grande, produtora da Cachaça Barra Grande em Itirapuã/SP, conquistou medalhas no “1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista”, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento, realizado pelo governo estadual, celebrou a excelência das cachaças produzidas exclusivamente em solo paulista, incentivando a valorização e o reconhecimento desse importante produto nacional.

O concurso lançado no início de 2024, teve diversas etapas, começando com o envio de amostras. Foram 78 rótulos inscritos nessa primeira edição do Concurso, todas produzidas no Estado de São Paulo.

Em outubro, uma banca composta por 20 jurados especializados avaliou, às cegas, as cachaças inscritas, atribuindo notas de 0 a 100.

As categorias em disputa incluíram cachaças brancas, envelhecidas e armazenadas, premiadas de acordo com a pontuação: medalha de bronze: 70 a 79 pontos, medalha de prata: 80 a 89 pontos, e medalha de ouro: 90 a 100 pontos.

Dois rótulos

Guilherme Piai, secretário da Agricultura, fala durante apresentação do Concurso Estadual de Cachaça (Foto: Divulgação)

A Barra Grande inscreveu dois rótulos produzidos no Engenho Barra Grande, ambos premiados: medalha de ouro para a Barra Grande Retrô na categoria armazenada, e medalha de prata para a Barra Grande Alceu Figueiredo na categoria branca, sem envelhecimento.

“A escolha de apenas duas amostras deve se ao custo elevado das análises físico-químicas exigidas. No entanto, a premiação reforça o compromisso da empresa em oferecer produtos de excelência e amplia sua visibilidade no mercado. Recebemos das mãos do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Guilherme Piai, o Certificado com as honras do Governo do Estado”, conta Maurílio Cristófani, diretor da Barra Grande.

Durante o evento, foi discutida a possibilidade de o governo estadual subsidiar os custos laboratoriais para os participantes, utilizando a estrutura de universidades como USP e Unesp. A medida visa democratizar o acesso ao concurso e atrair mais produtores, ampliando a representatividade do setor.

Além das premiações, o concurso destacou a criação da Câmara Setorial da Cachaça e da marca “Cachaça SP”, iniciativas que buscam fortalecer a identidade da cachaça paulista.

Sobre a Barra Grande

Com mais de 10 rótulos em seu portfólio, a Cachaça Barra Grande é referência em qualidade e tradição. A conquista reforça seu papel de destaque no mercado e motiva novos desafios, como a participação em futuras edições do concurso e a busca por aprimorar ainda mais seus produtos.

O prêmio é um marco importante, não só para a Barra Grande, mas para a valorização da cachaça paulista, evidenciando o potencial e a tradição deste segmento no Estado.


+ Cidades