Cabine inteligente da Hyundai não vai deixar motorista dirigir bêbado ou com sono

  • Nene Sanches
  • Publicado em 25 de junho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Hyundai diz que “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”.

Cabine Inteligente não vai deixar motorista dirigir com sono ou embriagado (Imagem: Divulgação/Hyundai)

A divisão Hyundai Mobis, da empresa sul-coreana, está apresentando sua “Smart Cabin”, uma cabine inteligente capaz de não deixar o motorista cansado (ou talvez bêbado) dirigir o veículo. Seu sistema é baseado na captação de sinais biológicos da pessoa para bloquear ou não o acesso aos controles de direção.

Segundo o portal Olhar Digital, são analisadas métricas como postura, frequência cardíaca (eletrocardiograma, ECG) e até mesmo ondas cerebrais do motorista, por exemplo. A tecnologia consiste em um total de quatro sensores que medem os biossinais do passageiro, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo em tempo real.

Na cabine, há uma câmera 3D para tirar fotos tridimensionais da postura da pessoa e um sensor ECG montado no volante. Enquanto isso, um sensor headset foi desenvolvido para medir as ondas cerebrais e outro sensor realiza a medição de temperatura, umidade e dióxido de carbono no interior do veículo.

As informações coletadas são transmitidas ao controlador, que emite um aviso por meio de navegação, cluster ou head-up display (HUD) quando detecta problemas de saúde ou uma situação perigosa. Por exemplo, sonolência ao dirigir ou sinais de embriaguez.


+ Tecnologia