Brilhantes e raras: chuva de estrelas cadentes iluminará o céu nesta semana

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de agosto de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A chuva de estrelas cadentes Perseidas acontece todos os anos, mas o pico dela é raro e só acontece a cada 133 anos.

O céu de agosto está prestes a ganhar um espetáculo bem especial e raro! Uma chuva de estrelas cadentes Perseidas atingirá o auge, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico.

O pico da chuva de estrelas acontece nos dias de 12 e 13 de agosto, neste próximo fim de semana. Desde que as nuvens não atrapalhem, os observadores sortudos terão a oportunidade de testemunhar um espetáculo verdadeiramente único

De acordo com informações fornecidas pela NASA, as Perseidas têm origem no cometa 109P/Swift-Tuttle, que leva 133 anos para completar uma órbita ao redor do sol.

Céu estrelado

Embora agora em agosto o pico da chuva de estrela cadentes aconteça dia 12 e 13, o fenômeno se estenderá até o dia 24.

Os melhores pontos de observação estão em países do Hemisfério Norte, mas com um pouco de sorte os brasileiros também conseguirão observar um pouco desse fenômeno.

Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu. Fica a dica!

Lua iluminada

Agosto também é um mês premiado com duas superluas.

A primeira aconteceu no primeiro dia do mês, mas quem perdeu, o espetáculo se repete no próximo dia 31.

A segunda Superlua, chamada de Superlua Azul, ocorre quando nosso satélite natural estará na constelação de Capricórnio.

O termo lua azul é usado para a segunda Lua Cheia que acontece em um único mês. Já o prefixo super é devido ao fato de que a Lua Cheia coincidirá com sua maior aproximação da Terra, isto é, seu perigeu.

De acordo com o portal Leouve, a Lua irá aparecer um pouco maior e mais brilhante no céu do que o normal.


+ Astronomia