Prêmio Mundial de Design de Calçados: Brasileiro vence 90 mil inscritos

A’Design Award, em Como, na Itália, premia os melhores profissionais de design de calçados do mundo

Postado em: em Moda

​O brasileiro Odair José Ferro, 44 anos, entrou para o hall da fama do design dos calçados.

O modelista, especializado em equipamentos de segurança, conquistou o prêmio A’Design Award Bronze, na categoria Safety Clothing and Personal Protective Equipament. 

Ele competiu com o produto da linha Premier Plus que desenvolveu em 2016. Somente a categoria profissional pode receber o prêmio na Itália, onde aconteceu uma festa de gala, na cidade de Como. “Foi uma experiência única”, conta.

Uma das maiores competições de design do mundo, A ’Design Award Competition teve, somente na edição 2018/2019, mais de 90 mil inscritos.

Trata-se de uma competição que engloba as mais variadas áreas do design mundial. Além do prêmio, Odair ainda teve um protótipo seu exposto no Mood Museum of Design, em Como na Itália.

São poucos os profissionais que conseguem deter os conhecimentos da fabricação de calçados, que exige muitas normas. “Em geral, a maioria dos modelistas são formados após anos de experiência como sapateiro”, revela.

Com mais 30 anos de carreira, Ferro começou a trabalhar aos 14 anos e já atuou em líderes do mercado brasileiro, tendo recebido – inclusive – convites para atuar nos Estados Unidos.

“Trabalhei por 18 anos na Fujiwara e atuo na Marluvas, desde 2008. Também passei pela a companhia americana Wellco Enterprise, onde pude desenvolver botas militares para os Exércitos dos Estados Unidos e Britânico”.

Na época ele recebeu o convite para trabalhar na sede da empresa, na América.


Artigos Relacionados