Brasileiro cria tecnologia capaz de ajudar na tão temida hora da baliza

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 07:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
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Segundo o criador, com o aplicativo o motorista conseguirá fazer a manobra “até de olhos fechados”

Medo, nervosismo, vergonha. Sentimentos como esses fazem parte do dia a dia de motoristas que não sabem ou se sentem inseguros para realizar uma baliza nas ruas de qualquer cidade. Para ajudar essas pessoas, o engenheiro eletrônico e aeronaútico Sérgio Miranda, 39 anos, criou o Baliza Fácil, uma tecnologia que orienta passo a passo como estacionar. 

O sistema funciona com sensores (que são colocados nas rodas do carro) que se comunicam com o smartphone do condutor –  onde são exibidas as instruições de manobra.  

De acordo com Miranda, ele mesmo na fase de testes, chegou a fazer uma baliza com os olhos vendados para comprovar a eficiência do aplicativo. Segundo ele, a melhor parte é que usando essa tecnologia, você acaba aprendendo a estacionar sozinho. Chega uma hora que você não precisa mais do dispostivo, afirmou.

A ideia de desenvolver o produto surgiu da dificuldade do próprio empreendedor em fazer balizas e só saiu do papel graças a sua experiência de 13 anos em engenharia aeronáutica. Ele, que no trabalho, faz cálculos de deslocamento com sensores para aeronaves, percebeu que daria para usar essa tecnologia para ajudar as pessoas a estacionar.

Miranda então construiu um protótipo e passou a testá-lo em seu próprio carro. Agora, ele trabalha no aperfeiçoamento do produto.

Segundo o engenheiro, R$ 10 mil já foram investidos na compra de sensores e no processo de patente. Além disso, O Baliza Fácil foi selecionado para um edital de inovação do Senai, que disponibilizará R$ 300 mil para levar o dispositivo de protótipo a produto final.

Uma versão beta deverá começar a ser vendida em março de 2018. A estimativa é que o sistema – sensor e aplicativo – custem cerca de R$ 190 para os consumidores. 

O objetivo do empreendedor é fechar parcerias com seguradoras, corretoras e locadoras de veículos, além de autoescolas, que hoje já estão testando o Baliza Fácil. 


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