Brasil não terá representantes na Liga Sul-Americana; retorno só no ano que vem

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 14 de novembro de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Motivação para a exclusão pela FIBA é o desentendimento entre CBB e LNB

A CBB recebeu a confirmação da FIBA Américas sobre a participação de brasileiros nas próximas edições da Liga Sul-Americana.

Em carta enviada à CBB, a FIBA garantiu estar empenhada em validar o retorno dos clubes brasileiros ao torneio no ano que vem.

Além da indicação, a FIBA Américas reiterou o reconhecimento da CBB como o órgão de governança do basquete no Brasil.

E que, sem o reconhecimento da uma confederação nacional, assim como acontece em todos os 213 países membros da FIBA, não é possível a indicação de clubes brasileiros para competições internacionais caso a Liga Nacional de Basquete não esteja afiliada à CBB.

Confira a carta na íntegra

“O propósito desta carta é confirmar que para a Liga Sul-Americana, a FIBA decidiu por não convidar nenhum clube do Brasil. 

A decisão foi baseada no fato de que em maio a Confederação Brasileira de Basketball confirmou o não reconhecimento da Liga Nacional de Basquete e sua liga. 

A FIBA reconhece a CBB como a mais alta governança do basquete no Brasil. Sem o reconhecimento da CBB a LNB, a FIBA não pôde convidar clubes membros do NBB ou da CBB para participarem da edição deste ano. 

A FIBA segue monitorando de perto uma potencial solução da situação acima espera contar com os clubes brasileiros em futuras edições da LSB”.


+ Basquete