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Fábricas estão produzindo e vendendo sapatos para outros países, gerando receita e empregos diretos e indiretos
Fábricas estão produzindo e vendendo sapatos para outros países, gerando receita e empregos diretos e indiretos
O momento é positivo para as exportações de calçados brasileiros, que entre janeiro e setembro somaram 107,9 milhões de pares, que geraram US$ 990,35 milhões, resultados superiores tanto em volume (25%) quanto em receita (60%) em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora a Argentina seja a atual maior compradora do calçado brasileiro, um histórico destino do produto no exterior são os Estados Unidos, que têm sido fundamentais para a performance positiva do setor.
Entre janeiro e setembro, os estadunidenses importaram 15,3 milhões de pares por US$ 270,78 milhões, altas 51,7% em volume e de 77% em receita em relação ao mesmo período de 2021.
A participação nas receitas totais geradas pelas exportações de calçados brasileiros chega a mais de 27%.
Oitavo destino do calçado brasileiro no exterior, a Colômbia importou, entre janeiro e setembro, 6,6 milhões de pares por US$ 29 milhões, altas de 2,8% em volume e de 40,3% em receita em relação ao mesmo período de 2021.