Brasil e Argentina decidem logo mais, pela quarta vez, Copa América de Basquete

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 11 de setembro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seleção Brasileira conta com três atletas do Sesi Franca em seu elenco

Seleção Brasileira conta com três atletas do Sesi Franca em seu elenco

A Seleção Brasileira de Basquete decidirá nesta noite de domingo, a partir das 21:40 a Copa América de Basquete, contra a Argentina, no Recife.

A final que se desenhou desde o primeiro dia de competição. Aliás, muitos antes de o torneio começar, já se imaginava o clássico com as duas potências do basquete sul americano decidindo a AmeriCup novamente.

No retrospecto dos duelos, a Argentina leva a melhor. Venceram duas finais: 2001 e 2011, ambas em casa. Contudo, os brasileiros, com um título em cima dos argentinos em 2005, esperam vencer de novo. Dessa vez, como anfitriões.

Há 38 anos que o Brasil não sediava uma edição de AmeriCup. A primeira vez foi em 1984 e, aquele time que contava com Oscar Schimdt, conquistou o título de maneira invicta.

De lá para cá, o País dominou o torneio continental mais três vezes: 1988, 2005 e 2009. Nas edições recentes (2013, 2015 e 2017), a melhor campanha dos brasileiros parou na nona colocação. Este ano, jogando em casa com apoio da torcida, pode ser o ponto de virada para o basquete nacional.

Para conquistar o pentacampeonato da AmeriCup, o Brasil terá pela frente o clássico sul americano contra a Argentina.

Donos da segunda melhor campanha da fase de grupos — atrás dos brasileiros por apenas um ponto —, os argentinos contam com uma equipe experimentada.

Cuja a base formada por Facundo Campazzo, Gabriel Deck, Marcos Delia e Nicolás Laprovittola foi vice da Copa do Mundo de Basquete em 2019.

A Seleção Brasileira conta com três jogadores do Sesi Franca Basquete, que são Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho.


+ Basquete