Brasil agora tem Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado em 8 de setembro

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 30 de abril de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O deputado relator do projeto destacou a importância do movimento, que, segundo ele, conta com mais de 1 milhão de homens

Foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (26 de abril) a Lei 14.558/23, que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado em 8 de setembro.

A norma tem origem no Projeto de Lei 2676/21, do deputado Eros Biondini (PL-MG), aprovado na Câmara em junho do ano passado.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), relator do projeto, destacou a importância do movimento, que, segundo ele, conta com mais de 1 milhão de homens.

Formação religiosa

“Para nós, cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus. O homem, quando ignorado no processo da formação religiosa, é tentado a procurar outros vínculos e outros lugares”, comentou.

Em declaração para a Agência Câmara de Notícias, o deputado disse que o movimento Terço dos Homens busca incentivar a prática da oração em grupos de homens. A data foi escolhida por ter sido a primeira manifestação do movimento no Brasil, onde chegou por iniciativa de Frei Peregrino.

Em Franca

Em Franca, há várias igrejas, espalhadas por vários bairros, que instituíram nas suas agendas o Terço dos Homens.

O Terço dos Homens é rezado nas igrejas Nossa Senhora Aparecida (Capelinha), São Sebastião, São Judas Tadeu, São Vicente de Paula, São Crispim e São Benedito.

Um dos mais tradicionais é o do Santuário Santo Antônio, na Cidade Nova, que tem o seu dia do Terço dos Homens.

Instituído pelo monsenhor José Geraldo Segantin, há cerca de 16 anos, quando ainda vigário da Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Terço dos Homens continuou quando o Monsenhor foi transferido para o Santuário de Santo Antônio.

Nas noites de terça-feira

As terças-feiras à noite reúnem um grande número de homens para a oração do terço.

O que começou de forma simples, hoje reúne um grande número de homens que rezam o terço, sob a orientação do monsenhor.

A ideia deu tão certo que, na mesma terça-feira à tarde as mulheres se reúnem para a oração do terço, de uma forma cada vez mais forte e atraindo um grande número de mulheres.


+ Política