compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O bólido estava a cerca de 124 quilômetros de altura na atmosfera e ficou brilhando no céu durante 1,8 segundo, para depois explodir
Cientistas do Observatório Heller & Jung observaram a passagem de um meteoro explosivo na madrugada de segunda-feira (28), em Erechim, no Rio Grande do Sul.
A passagem dos meteoros chamados de “bólidos” ou “supermeteoros” é surpreendente. O brilho do fenômeno é tão intenso que pode superar a luz da Lua e “transformar a noite em dia”.
Meteoro de alta luminosidade explodiu no céu e fez “dia virar noite” em Erechim (RS); fenômeno é relativamente raro
124 quilômetros
O bólido estava a cerca de 124 quilômetros de altura na atmosfera. De acordo com os pesquisadores, ele ficou brilhando no céu durante 1,8 segundo e explodiu.
O objeto foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, a passagem ocorreu no céu da cidade de Erechim, a 370 quilômetros da capital.
Segundo o portal Hypiness, os bólidos são objetos, em geral rochas, que são atraídos para o nosso planeta (e são oriundos do espaço sideral) e entram na atmosfera em altíssima velocidade e, rapidamente, desaparecem por conta do calor.
Confira um vídeo do fenômeno: