compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Segundo a Meteored, o calor no inverno ocorre devido ao padrão de bloqueio atmosférico, que inibe o avanço de frentes frias
O bloqueio atmosférico que barra a chegada de frentes frias à região central do país poderá ser rompido com a chegada da chuva e a consequente diminuição do calor em pleno inverno.
Segundo a Meteored, a tendência é que este padrão sofra alteração somente no mês de agosto.
Uma projeção do modelo europeu ECMWF aposta em uma possível mudança de padrão entre 5 e 12 de agosto, conforme a empresa de meteorologia.
Não tem previsão para que o calor fora do normal acabe de fato sobre o Centro Norte do País, porém, com o rompimento do bloqueio atmosférico e a possibilidade de avanço de frentes frias a partir de 5 de agosto, a onde de calor tende a perder força.
Região Sul
Ainda conforme a empresa de meteorologia, a tendência é que a mudança mais expressiva das temperaturas ocorra sobre o Centro-Sul brasileiro por causa do retorno da umidade neste período.
De acordo com notícia do portal Acidadeon, mesmo que ainda faça calor, a redução gradual das temperaturas comparado a esse final de julho sobre o centro norte já trará um pequeno alívio ao menos.