The Beatles: “Love Me Do”, primeiro disco, completa 60 anos e continua lendária

  • Nene Sanches
  • Publicado em 4 de outubro de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dia 5 de Outubro de 1962, há 60 anos, a banda editava Love me do, o seu primeiro single, que os transformou num fenómeno mundial

Em setembro de 1962, os Beatles foram aos estúdios Abbey Road, da EMI, no norte de Londres, para gravar o seu primeiro single.

O lado A tinha Love Me Do, a música menos original do fantástico livro de composições de John Lennon e Paul McCartney.

A música tinha uma gaita tocada por Lennon, que copiou, descaradamente, o sucesso de Bruce Channel, Hey Baby.

A letra não era lá essas coisas:

Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do

Lendária

De acordo com o portal português Público, Love Me Do pode ser lendária, mas ainda não era aquele Rock com o poder de mudar o mundo, que conhecemos bem.

O comentário que a tia de Lennon teve quando ouviu a música pela primeira vez, comprova um pouco isso. Tia Mimi disse a John: “Se você acha que vai fazer uma fortuna com isso, você precisa ter outra coisa em mente!”

Tia Mimi estava certa e, todos nós sabemos, que veio muito mais depois de Love Me Do. No entanto, a composição desta grande canção filosófica, como Paul se refere a ela, nos leva de volta a 1958 quando McCartney, com 16 anos, criou a estrutura principal da música. Os versos falam sobre a sua suposta namorada, Iris Caldwell.

Segundo o site Mob Dica, Lennon ajudou a montar essa versão inicial da música, que tinha apenas versos neste primeiro momento.

Início da parceria

Paul lembra que a música foi escrita na sala da frente de sua casa, em Forthlin Road, com colaboração de John, sem nenhum dos dois dominar a autoria. No entanto, Lennon se refere a Love Me Do como: a música de Paul, pelo menos neste estágio inicial.

A letra de Love Me Do tem uma ligação direta com as obras literárias de Lewis Carroll, que Lennon adorava. A frase Love, love me do saiu direto do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

A obsessão de Lennon por Carroll acompanhou boa parte da sua carreira de compositor nos Beatles, como nas músicas Lucy In The Sky With Diamonds e I Am The Walrus.

Porém, no livro de Mark Lewisohn, Tune In, o autor sugere que o título Love Me Do pode ter sido inspirado no filme de Elvis, Love Me Tender, ou de anúncios para um disco chamado Love Me Do, lançado na Grã-Bretanha em 1957.

Influências subliminares

Lewisohn admite que essas influências são provavelmente subliminares, mas é um comentário bem interessante.

Depois de Love Me Do, a música britânica foi transformada e jovens compositores cada vez mais criavam suas próprias músicas, como Lennon e McCartney.

Love Me Do pode ser um pouco ingênua, mas deu origem a uma banda lendária, que nunca conseguimos deixar de lado.


+ Artes