Festa Junina: 5 alimentos para tomar cuidado se você usa aparelho ortodôntico

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O aparelho ortodôntico é um item necessário para alinhar os dentes; veja alimentos para ficar de olho durante o período junino

Quem usa aparelho deve tomar muito cuidado com algumas iguarias de festa junina – foto Arquivo

 

Quem usa aparelho, já sabe: existem comidas que merecem muita atenção na hora de ser ingerida, justamente para não prejudicar o item ortodôntico.

Porém, em junho, chegam os famosos arraiais e muita gente, no meio da farra, se esquece desses cuidados na hora de aproveitar as guloseimas típicas de Festa Junina.

Mas isso não quer dizer que você precise deixar de comer seus alimentos favoritos da época, viu? Basta apenas tomar cuidado para evitar problemas.

Para te ajudar a fazer isso da melhor maneira, Cláudia Consalter, cirurgiã-dentista e sócia-fundadora da OrthoDontic, elaborou uma lista com cinco comidas típicas que quem utiliza aparelho ortodôntico precisa ficar de olho ao ingerir nas Festas Juninas!

Maçã do amor

A casca de açúcar dessa delícia romântica é bem dura, o que pode causar problemas nos bráquetes do aparelho.

Por isso, mesmo que você possa achar meio estranho a comer dessa forma, o melhor mesmo é partir a maçã em pedaços para depois mastigar com cuidado.

Pé de moleque

O pé de moleque é outro doce típico que merece atenção por conta de sua textura mais dura. Portanto, cuidado ao mastigar para não causar danos ao aparelho.

Quebra-queixo

Com esse nome, não é de se surpreender, não é mesmo? A consistência pegajosa dessa iguaria pode causar danos nos bráquetes ou até mesmo nos fios do aparelho.

A probabilidade de a guloseima causar problemas é tão grande que, se você não fizer tanta questão, pode ser melhor evitar, ou se ingerir, tome muito cuidado.

Milho

Apesar de ser uma tradição da Festa Junina, comer o milho direto da espiga pode prejudicar seu aparelho.

Nesse sentido, Cláudia indica raspar o milho da espiga antes de comer para evitar acidentes. Se você conseguir encontrar uma barraquinha que já tenha o milho fora da espiga, em um potinho, melhor ainda!

Pipoca doce ou salgada 

A pipoca, seja doce ou salgada, também pode trazer problemas! Segundo Cláudia, os milhos que não estouram direito podem arrancar os bráquetes ou até mesmo quebrar dentes.

Ou seja, é preciso mastigar com cuidado! E isso não vale apenas para esse período de Festa Junina, mas também para quando for comer aquela pipoquinha assistindo a um filme, tudo bem?

*Informações Alto Astral


+ Cotidiano