compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
As comprar por impulso na Black Friday podem fazer com que muitas pessoas gastem mais do que podem, então é preciso ser consciente
Data acontece no fim do mês, mas muitas lojas já começaram suas promoções – foto Arquivo
A Black Friday mesmo é dia 29 de novembro, mas muitas lojas já estão fazendo promoções o mês todo. Assim, começa uma das épocas mais movimentadas em questão de compras e vendas do ano.
E, embora esse momento possa ser bom para aproveitar ofertas interessantes na data, é preciso ter certos cuidados.
Isso porque é fácil se deixar levar pelas promoções (que nem sempre são tão vantajosas assim) e gastar mais do que deveria nesse momento.
A educadora financeira e consultora do will bank Mila Gaudencio avalia que, muitas vezes, as pessoas compram por impulso, seguindo as emoções, e não por necessidade de verdade.
Quer fugir disso e passar pela data aproveitando sem comprometer o bolso? Então veja essas dicas de Black Friday da especialista:
Estabeleça prioridades
Suas prioridades financeiras devem ser sempre avaliadas antes de uma compra.
“Perguntar a si mesmo se há coisas mais importantes que precisam de atenção, como pagar dívidas ou economizar para um objetivo maior, é uma ótima maneira de se desafiar”, comenta Mila.
Assim, você evita as compras impulsivas, fazendo apenas aquelas realmente importantes ou necessárias e que vão te trazer satisfação a longo prazo.
Entenda o que cabe no bolso
Às vezes, as pessoas podem não perceber que algo não vai caber no seu orçamento. Para evitar isso, coloque um limite nas suas compras na Black Friday e respeite esse limite, mesmo se aparecer uma promoção.
Tenha atenção com parcelamentos
Pagar em parcelas pode acabar afetando o orçamento futuro, especialmente com os juros. Por isso, evitar parcelar as compras é uma boa maneira de fugir da sensação constante de dívida.
Se ainda sim precisar parcelar, é muito importante calcular como as parcelas vão impactar suas finanças. Caso a divisão do pagamento for realmente necessária, é fundamental simular o impacto das parcelas no orçamento.
Mila destaca que, embora pequenas parcelas possam parecer inofensivas, seu acúmulo pode prejudicar a capacidade de arcar com outras despesas importantes no futuro.
Além disso, a tentação de dividir um valor em várias vezes cria uma falsa ilusão de alívio imediato, mas pode gerar ansiedade no futuro.
Fique atento aos golpes
A última das dicas de Black Friday é que, durante esse período, tendem a aumentar os golpes e sites falsos por aí, então é preciso redobrar a atenção aos detalhes.
Checar se o site é confiável antes de realizar a compra, por meio da confirmação da URL e da presença do certificado SSL, que é aquele cadeado que fica ao lado do endereço do site, é importante.
Além disso, prefira utilizar um cartão de crédito virtual – se optar por fazer um pagamento via PIX, confirme para onde vai o valor – e desconfie de descontos excessivamente altos.
“Investir seu dinheiro em um produto que nunca chegará à sua casa pode transformar o sonho da Black Friday em uma verdadeira dor de cabeça, além de gerar um grande impacto financeiro negativo em seu bolso”, conclui Mila.
*Informações Alto Astral