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Ação deste ano já é considerada ‘histórica’ e deve bater recorde de vendas on-line
Neste ano de desafios e mudanças impostas em relação ao comportamento e à tecnologia, uma coisa é certa: o consumidor está mais digital, seguro e confiante para fazer compras on-line (mais de 85% dos brasileiros conectados realizaram compras virtuais desde março).
Por isso, a Black Friday – que acontece no dia 27 de novembro – já está sendo considerada “histórica” e deve bater recorde, com expectativa de 27% de aumento nas vendas on-line em relação ao ano passado, que superou cerca de R$ 3,2 bilhões, segundo a Ebit Nielsen.
Por outro lado, a concorrência no universo digital também está maior, já que a pandemia acelerou o processo de digitalização de muitas empresas, e é preciso muito planejamento para obter bons resultados.
“Muitas pessoas vão receber o 13º salário e estão esperando pela promoção”.
“As lojas precisam faturar e, preocupados em evitar aglomerações e receber seus produtos a tempo, os consumidores vão aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de fim de ano”.
“Há ainda os que vão realizar sua primeira compra virtual”, diz o empresário Luis Eduardo Martins, CEO da EVA Commerce, da 7M Boots e do Giga Varejo.
Com experiência em e-commerce e clientes em todo o país, o empreendedor francano afirma que o novo comportamento do consumidor já é refletido nos números e pesquisas.
No primeiro semestre deste ano, as vendas pela internet no país cresceram 47%, a maior semestral em duas décadas.
Uma pesquisa sobre perspectivas de consumo, da Rakuten Advertising, revela que 87% das pessoas querem ir às compras para o Natal e que 57% consideram participar da Black Friday neste ano.
“Temos 86% dos consumidores com desejo de fazer suas compras pela internet. Então dá para imaginar a nossa expectativa para a data, mesmo nesse cenário incerto da economia, com redução de gastos, esse novo hábito de compra vai permanecer”, avalia Luis Eduardo.
No entanto, mesmo com um cenário favorável, a concorrência está maior. O e-commerce cresceu 40%, segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, e o volume de lojas on-line passou para mais de 1,3 milhão, até julho.
De acordo com Luis Eduardo, para obter bons resultados de vendas na Black Friday – e ainda durante todo o mês de novembro – as empresas e marcas precisam estar antenadas com as tendências da promoção e preparar a loja virtual, com um planejamento que exige muitas ações.
“É a nossa oportunidade para atrair novos clientes em potencial e, com a competitividade alta, vai vender mais quem se planejar, atender o consumidor com uma boa gestão em todos os canais de comunicação, criar estratégias de visibilidade digital e oferecer mais vantagens, como descontos e promoções, na hora de fechar o carrinho”, diz.
Esta é a primeira Black Friday no varejo eletrônico para muitas empresas. Por isso, Luis Eduardo dá mais dicas importantes.
“A data gera outras possibilidades. As marcas podem trabalhar o Black Novembro (com promoções durante o mês), a Black Week (na semana do evento e o sábado seguinte) e a Cyber Monday (na segunda-feira, dia 30), fazendo um esquenta com algumas promoções e depois uma queima total do estoque, uma ação mais agressiva com os produtos que sobraram”, sugere.
Em Franca, 25 pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados e acessórios, que fizeram adesão ao marketplace Giga Varejo (www.gigavarejo.com.br) – lançado por Luis Eduardo durante a pandemia – se preparam para a estreia na Black Friday.
Há apenas quatro meses no ar, o site oferece cerca de 500 produtos e já registra boas vendas em todo o País.
Fabricantes francanos que ainda não vendem pela internet podem fazer a adesão gratuita para aproveitarem a “maior promoção de todos os tempos”.
Para isso, basta apenas ter CNPJ ativo estabelecido na cidade e, no mínimo, 10 modelos do seu produto.
O cadastro é aprovado sem burocracia, no mesmo dia, e o retorno é de 100% do preço de atacado. Mais informações: (16) 99326-3630 / [email protected].
6 dicas para vender mais
Estoque
Programar o estoque para o grande fluxo de vendas no período a fim de evitar atraso nas entregas.
“Uma boa gestão do estoque e grande oferta de produtos agiliza o envio imediato e garante satisfação do cliente.
É importante levar em conta que, pela alta demanda, o produto pode travar um ou dois dias nas transportadoras e Correios, por isso rapidez na logística interna faz toda a diferença”, explica Luis Eduardo Martins.
A data também é uma oportunidade para desencalhar o estoque, fazer dinheiro e investir em produtos carros-chefe e que têm boa saída.
No entanto, avalie os produtos em estoque e faça realmente bons descontos, que tragam vantagens para sua loja e para seu cliente. Cuidado para não sair no prejuízo.
Vitrine virtual e identidade
Mudar a identidade visual do site, destacar a promoção com as cores tradicionais da Black Friday (preto, amarelo e vermelho) chama a atenção do internauta e faz ele reconhecer a loja como participante.
Vale também identificar os produtos em promoção com etiquetas e tags, por exemplo, 70% off, ou ainda destacar as vantagens e seu diferencial em relação aos concorrentes.
Comunicação humanizada e multicanal
“Invista em redes sociais, vídeos e lives, parcerias com influenciadores digitais. Faça stories mostrando os bastidores da empresa, os funcionários, a operação criada para a Black Friday, a movimentação na produção das embalagens, despacho das mercadorias.
Crie um vínculo com o cliente através de postagens que gerem fidelização”, explica Luis Eduardo.
Faça também vídeos mostrando as funcionalidades e resultados dos produtos.
Ainda como estratégia de venda mostre facilidade de compra, acesso e atendimento ágil e descomplicado.
Treine sua equipe para atender o consumidor omnichannel em todos os canais da empresa: chat, redes sociais, WhatsApp, telefone, SAC e e-mail.
Navegabilidade
Verifique se sua plataforma tem boa performance e está preparada para muitos acessos simultâneos. Pense antes para não perder vendas e, se necessário, faça um upgrade.
Vantagens
Oferecer vantagens ao consumidor é muito importante para a tomada de decisão da hora de fechar a compra.
Repense o preço do produto e a gestão financeira para oferecer ao cliente descontos, cashback, cupons (exemplo: cupom de desconto válido para toda a loja acima de X valor) ou ainda opção de frete grátis/preço fixo do frete, por exemplo, para determinada região ou todo o Brasil a R$ 15.
“Não adianta oferecer o produto com um ótimo preço e o frete ser muito caro”, alerta Luis Eduardo.
Lembre-se que a concorrência é gigante, que o cliente pesquisa e sabe o real valor do produto. Então, seja verdadeiro em relação aos seus preços e descontos.
Marketing digital
Invista em anúncios e banners patrocinados nas redes sociais (Facebook e Instagram) e Google ADS para atrair os consumidores.
Essa ação deve ser feita constantemente por meio de agências especializadas. Monitore o concorrente, mas se ver que não será positivo para sua loja virtual conceder o mesmo desconto da promoção dele tome uma decisão assertiva e não faça.
Foto: Igor Morais