Black Friday: confira dicas para comprar com segurança e realmente aproveitar a data

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de outubro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns cuidados ajudam aproveitar as ofertas da Black Friday sem exceder o orçamento e ser vítima de golpes

Lojas já preparam promoções enquanto consumidores estão na expectativa para a Black Friday – foto Shutterstock

 

Com a aproximação da Black Friday 2024, o mercado já está se preparando para as promoções de queima de estoque tradicionais de final de ano.

A expectativa é que sejam movimentados R$7,6 bilhões, faturamento 10% maior em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da Haus, divulgada em agosto.

Dados da Dito e Opinion Box informam que 55% dos brasileiros têm intenção de comprar no dia da Black Friday e 43% pretendem gastar bem mais que no ano passado.

No entanto, é preciso estar atento para evitar estourar o orçamento e cair em golpes durante as compras.

Pensando em ajudar a evitar acumular dívidas com a Black Friday e realizar uma compra segura, a especialista em finanças pessoais Carla Goffi elencou abaixo cinco dicas de como preparar o bolso para aproveitar as melhores ofertas sem sair no prejuízo e prevenir possíveis fraudes. Confira!

1. Evite compras impulsivas

Promoções podem fazer o olho brilhar em um primeiro momento, mas o barato pode sair caro. Assim, para evitar gastos excessivos, tenha um orçamento estabelecido e tente não gastar mais do que o planejado.

Faça uma lista, pesquise sobre o produto, veja avaliações sobre a marca e tenha certeza de que está levando o melhor para casa.

2. Compare preços

Faça uma pesquisa e veja quais dos produtos que você separou para comprar possuem cupons de descontos, vantagens ao pagar à vista ou no Pix.

Existem alguns sites que monitoram os valores dos produtos e ajudam a comparar preços de forma prática.

3. Prefira comprar à vista

Parcelamentos sem juros são atrativos, mas mesmo não tendo as taxas, existem cartões que cobram anuidade. Use o recurso do parcelamento somente em último caso.

Além da dívida se somar às já existentes nos meses seguintes, um acúmulo de parcelamentos pode prejudicar as finanças.

4. Atenção com os falsos descontos

Para evitar a falsa impressão de descontos criados por algumas lojas que, muitas vezes, aumentam os preços semanas antes apenas para baixá-los durante o evento, esteja atento ao histórico de preços do produto e monitore os valores ao longo do período.

5. Cuidado com os golpes

A Black Friday pode ser um chamariz para golpistas que criam sites idênticos aos das grandes varejistas que promovem descontos na data.

Por isso, certifique-se de que a URL da loja está correta e que o site tem o cadeado de segurança. Evite também salvar seus dados bancários e/ou de cartão de crédito para efetuar compras futuras.

Além disso, procure sempre fazer suas compras em sites de confiança e que você já tenha tido boa experiência. Caso o produto seja barato mais que o comum para a data, desconfie.

Busque informações sobre o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da loja e só compre caso sinta muita segurança com a plataforma.

Já em compras realizadas diretamente na loja, sempre olhe o aplicativo do seu cartão ou banco e note se o valor cobrado condiz com o informado pela loja.

Confira também se o Pix ou boleto são realmente da loja que fez a compra. Isso ajuda a evitar o golpe do Pix falso, um dos mais comuns no setor financeiro que vem fazendo diversas vítimas.

*Informações Alto Astral


+ Comércio