Bate-papo com refugiados é o destaque da Jornada Senac de Inclusão em Franca

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 22 de novembro de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bate-papo será com dez mulheres venezuelanas que se estabeleceram na região de Franca em busca de uma vida melhor

Refugiados enfrentam uma série de desafios ao recomeçar suas vidas em outra pátria. Entre eles, barreiras no mercado de trabalho, acesso à moradia, entraves linguísticos e culturais, falta de acesso a direitos e serviços, entre outros.

Com foco neste público, o Senac Franca realiza no dia 27 de novembro, às 14h, um bate-papo com dez mulheres venezuelanas que se estabeleceram na região em busca de uma vida melhor. Elas compartilharão suas histórias, dores e alegrias neste encontro que integra a programação local da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade.

Com o agravamento da crise econômica e social, o fluxo de cidadãos da Venezuela para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos. A situação aumentou de forma significativa a partir de 2015, mas foi em 2017 que se intensificou de maneira notável.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 568 mil venezuelanos entraram no Brasil entre 2015 e junho de 2024. O bate-papo no Senac Franca visa conscientizar sobre a importância do acolhimento destas pessoas.

Compromisso

Com atividades gratuitas e abertas à comunidade, o evento também aborda temas como o feminino, saúde mental e práticas antirracistas.

A iniciativa demonstra o compromisso do Senac São Paulo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades sustentáveis.

“Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, estendendo suas práticas de convivência e desenvolvimento social à comunidade. É uma forma de mostrarmos à sociedade que o respeito à diversidade se faz necessário, inclusive no espaço escolar”, aponta Fábio Leme, Gerente do Senac Franca.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no endereço: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade

Confira a programação da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Franca:

25 a 27/11, das 7h às 21h30 – Hall de entrada: Exposição Retratos.

25/11, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30 – Jardim: intervalo cultural com apresentações artísticas.

27/11, das 9h às 10h – Saguão da unidade: roda de conversa sobre os temas abordados no evento.

27/11, das 14h às 16h – Saguão da unidade: bate-papo com refugiadas.

Serviço:

Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Franca

Data: de 25 a 27/11

Formato: presencial

Informações: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade

Evento gratuito

Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345 – Vila Teixeira – Franca/SP

Site: www.sp.senac.br/web/senac-franca


+ Inclusão