Bancos oferecem linhas de crédito para deficientes. Valores e taxas variam

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2020 às 19:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Financiamento é para aquisição de bens e serviços que contribuem com o bem-estar e a inclusão social

​Com intuito de disponibilizar mais acessibilidade para pessoas com deficiência, algumas instituições financeiras estão disponibilizando linhas de crédito especiais. 

O financiamento é permitido para aquisição de bens e serviços que contribuem com o bem-estar e a promoção de maior inclusão social das pessoas com deficiência.

Fábio Gallo, professor de finanças da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que esse tipo de crédito é mais barato. “Essas linhas de crédito são preferenciais, portanto são mais baratas comparativamente do que as linhas abertas ao público no geral.”

Gallo também comentou sobre os cuidados ao entrar nesse tipo de empréstimo. 

“Os cuidados que as pessoas devem ter ao tomar esses créditos são os mesmos de qualquer outro tomador de crédito. Só realizar operação de crédito se realmente for necessário. Comparar com outras alternativas. 

“Colocar as prestações no seu orçamento e ao mesmo tempo buscar economias nas suas despesas para poder sair logo do endividamento e gerar algum grau de poupança.”

Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão de Financeira da FGV, completa dizendo que é preciso estar atento se o crédito pode ficar mais caro com o tempo.

“Analisar se existe algum tipo de reciprocidade exigida que possa fazer com que esse crédito fique mais caro que está aparecendo e se existe algum tipo de limitador que precise pensar a respeito para não se arrepender futuramente. 

“Ficar atento ao custo efetivo total de cada operação. Só se usa crédito quando precisa.”

Geralmente, o financiamento é permitido para equipamentos destinados a acessibilidade como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, órteses, próteses, andadores, adaptações em imóvel residencial e veículos, entre outros produtos de tecnologia assistiva.


+ Economia