compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com o avanço da tecnologia e fácil acesso à informação, a população adota hábitos saudáveis, promovendo mudanças em seu estilo de vida
Muita gente quer passar bem longe da balança ou por uma análise de bioimpedância por receio de ter um choque de realidade; outras sobem em qualquer balança que encontram na rua.
A maioria das pessoas leva o peso muito ao pé da letra e deixa os parâmetros que realmente importam de lado. Além do mais, se pesam em várias balanças diferentes, com diversas regulagens e em horários aleatórios do dia. Assim, acabam se perdendo no peso real.
O que devemos saber é que as balanças comuns só analisam o peso. E peso significa gordura, músculos, água; enfim, o peso é só um número. Então, quando perdemos peso em uma balança comum, pode ser tudo —inclusive musculatura!
Balança de bioimpedância em casa com excelente custo x benefício
A profissional de Educação Física e Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Paola Machado, que tem uma coluna no portal da revista IstoÉ, testa inúmeros produtos e conhece balanças de bioimpedância das mais caras às mais baratas.
Ela diz que em pesquisas, utiliza balanças precisas, mas há diversas disponíveis no mercado, com preços que passam de mais de 1000 reais até versões que valem muito pelo custo versus benefício.
Há 3 anos ela testa uma balança de bioimpedância chamada Yunmai e já comparou com diversas outras desde Withings (caseira) até profissionais como inBody, TBW e tanita e super vale pelo preço acessível (de R$ 319,90 a R$ 699,90 reais).
Com o avanço da tecnologia e o fácil acesso à informação, a população tem adotado hábitos mais saudáveis, promovendo mudanças em seu estilo de vida, alimentando-se de forma mais adequada e buscando prevenir doenças e problemas físicos.
“Essa tendência reflete o aumento da busca por uma melhor qualidade de vida”, pontua Marcelo Rigoto, também diretor da Yunmai Brasil.
Dicas importantes que podem te ajudar
O emagrecimento é o processo de redução de gordura corporal e melhora de composição de massa muscular. Isso significa que o seu número na balança pode se manter o mesmo —já que um quilo de gordura pesa o mesmo que um quilo de músculo, só que eles têm volumes diferentes.
Mas se você quer se pesar, o melhor é que utilize uma balança de bioimpedância e você pode conciliar com fotos e medidas de circunferência ou mesmo uma calça ou uma roupa que não te servia antes como referência.
Não se pese todos os dias, baste uma vez por semana
A flutuação diária do peso é normal. O peso médio de um adulto pode oscilar até 2 quilos por dia, sendo que tudo se resume ao que, quanto e quando você comeu, bebeu, praticou exercícios e até a sua qualidade de sono.
Por isso, quando nos pesamos todos os dias, temos uma variação de redução ou aumento de peso muito pequena. Por isso, não notamos ganhar 5, 6 quilos. Quando nos damos conta, de pouquinho em pouquinho, já foi.
Além do mais, temos a ação de diversos fatores no nosso dia, como retenção hídrica, alimentação do dia, prática de exercícios, hidratação e, em mulheres, o ciclo menstrual.
Por isso, para uma melhor avaliação:
Escolha um dia na semana para se pesar
Sempre pela manhã— evite se pesar no final do dia.
Com o mínimo de roupa possível, em jejum e depois de ter feito suas necessidades.
Se pese sempre na mesma balança em um piso liso, sem irregularidades.
Se for realizar a bioimpedância, evite cafeína.