Avaliação reafirma Franca como destaque na destinação do lixo urbano

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de novembro de 2017 às 22:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade é uma das poucas que dispõe de local adequado para destinação e tratamento final dos resíduos gerados

Franca foi destaque recentemente em rede nacional de televisão como a 1ª colocada do país em saneamento básico. Essa constatação envolveu também análise da qualidade e abrangência da coleta e tratamento de lixo urbano, como comprova nova avaliação, desta vez realizada pela empresa PWG, com a chancela do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur), em cidades de todo o Brasil com mais de 250 mil habitantes. O estudo reafirma que Franca continua evoluindo na gestão dos resíduos sólidos urbanos, cumprindo assim, com eficiência, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, instituído pela Lei nº 8.435/2016.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosaura Garcia Zuccolo, o estudo, extremamente detalhado, mostra que Franca é uma das poucas cidades do estado de São Paulo que dispõe de locais adequados, exigidos pelos órgãos ambientais, para a destinação e tratamento final de todos os resíduos gerados na cidade.

Com uma evolução de 0,3% em relação a 2016, Rosaura Garcia Zucollo afirma que “o percentual não é alto, mas é extremamente positivo, pois mantém e melhora o que já era bom, refletindo o trabalho realizado com muita seriedade pelo Governo Municipal em apenas 9 meses de gestão”. De acordo com Rosaura, a evolução contribui para a diminuição de impactos ambientais, tais como a degradação do solo, o comprometimento dos mananciais d’água e auxilia no controle de enchentes. Quanto à saúde pública, continua a secretária, “a gestão adequada de resíduos sólidos diminui a proliferação de vetores como o Aedes Aegypti e a ocorrência de queimadas de resíduos a céu aberto, que agravam as doenças cardiorrespiratórias”.

Ações afirmativas

Franca tem uma política bem definida para coleta e destinação do lixo gerado no município, contando com um Aterro Sanitário que recebe 400 toneladas diárias de resíduos e é exemplo para outros municípios. No momento, o Governo Municipal está investindo cerca de R$ 2 milhões na construção da oitava célula de recebimento e cobertura do lixo urbano. Com gestão da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), o Aterro está localizado numa ampla área às margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, que liga Franca a São Joaquim da Barra.

O serviço de limpeza urbana abrange 100% da cidade e a coleta seletiva, que recolhe materiais recicláveis, acontece nos 5 dias úteis da semana, contemplando todos os bairros do município. Recentemente, foram instaladas, em oito pontos estratégicos da cidade, novas e modernas lixeiras para destinação de lixo orgânico. Os novos dispositivos consistem em containers que são enterrados, deixando à mostra apenas as modernas lixeiras. A iniciativa reduz a presença das tradicionais e feias caçambas, que comprometem o visual urbano e são foco de concentração de sujeira ao redor, mosquitos e outros animais.


+ Meio Ambiente